Brasil estreia no Mundial de ginástica artística focado em vagas olímpicas
Campeonato começa nesta sexta-feira em Glasgow, com a classificatória feminina, cheio de expectativas dos brazucas pela Rio-2016. Oito melhores seleções garantem vaga<br>

- Matéria
- Mais Notícias
Primeiro evento pré-olímpico da ginástica artística para os Jogos Rio-2016, o Campeonato Mundial de Glasgow, na Escócia, começa nesta sexta-feira com foco total do Brasil na disputa por equipes masculina e feminina. Ambas precisam se classificar às finais, ou seja, terminar entre os oito primeiros times, para garantir vaga na Olimpíada.
As mulheres serão as primeiras a competirem. Elas entram em ação hoje, a partir das 13h30 (de Brasília), para a classificatória, na quarta subdivisão, ao lado da Grã-Bretanha. A Seleção masculina, que está na primeira subdivisão, ao lado de Grã-Bretanha e de Porto Rico, só começa a disputa domingo.
– Eu, apesar de ser especialista, sempre vivi esse clima de equipe no clube e na própria Seleção. Estamos ainda mais fortalecidos por acreditar que dá para conseguir a vaga olímpica – afirmou o campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti.
Além dele, a equipe masculina é composta por Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barretto, Lucas Bitencourt, Péricles Silva e Diego Hypolito. A feminina tem Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorenna Rocha, Lorrane Oliveira e Thauany Araújo.
Apesar do desfalque de Sérgio Sasaki, em recuperação de um problema no tendão longo do bíceps do braço direito, o cenário é mais favorável aos homens do que às mulheres na busca pelo objetivo. O time feminino não conta com Rebeca Andrade, que operou o joelho direito em julho.
As equipes que ficarem entre no no e 16 lugar garantem vaga no evento-teste do Rio de Janeiro, em abril de 2016, quando mais quatro vagas por gênero serão distribuídas.
A competição vai até o dia 1º de novembro.
O MUNDIAL
O que vale?
O Mundial de Glasgow é o evento pré-olímpico que mais distribuirá vagas para a Rio-2016. São pelo menos 80, divididas por 16 equipes (oito de cada naipe) com cinco ginastas. Ainda vale vagas individuais aos que forem ao pódio nas disputas por aparelhos.
......................
Números
A competição terá um recorde de 594 ginastas, um a mais do que a edição de Nanning (CHN), em 2014. O número de países na briga por vagas olímpicas também cresceu. São 87 delegações, contra 84 de Stuttgart (ALE), em 2007.
......................
O local
O Mundial acontecerá na Hydro Arena, orçada em 125 milhões de libras (cerca de R$ 747 mi).
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias