Ator cogita competir no judô após interpretar José Aldo no cinema

José Loreto fala sobre experiência de fazer filme, explica trabalho de construção do personagem e revela que rivalidade com McGregor não será retratada em filme

José Loreto interpreta José Aldo no cinema
(FOTO: Divulgação)

Escrito por

No primeiro semestre de 2016, será lançado no Brasil o filme que vai contar a história de José Aldo nos cinemas. O ator escolhido para interpretar o campeão absoluto dos penas na telona foi José Loreto. Fã de lutas, praticante de MMA e crossfit, o carioca de 31 anos passou por um processo de imersão para estudar a trajetória e as características do astro do UFC e se encantou com o trabalho.

Em entrevista ao Lance!, ele detalha o trabalho de caracterização, o processo de construção do personagem e avalia o trabalho.

- Antes mesmo de entrar na fase de preparação para viver o personagem, eu iniciei uma série de pesquisas sobre o José Aldo. Queria entender a pessoa que eu iria interpretar e, principalmente, perceber os detalhes que passam despercebidos para a maioria das pessoas. Queria saber o que o motiva, e isso acabou sendo a peça central na construção do personagem. E, depois que eu conheci o "Zé Aldo", vieram outras impressões. Junto a tudo isso, tinha a Fátima Toledo, minha coach, me ajudando. Ficamos um mês nos preparando exclusivamente para as filmagens - explicou o ator, em entrevista por e-mail.

Apesar das dificuldades de desenhar o personagem, Loreto afirma que a parte mais fácil foi a física, pois já estava familiarizado com treinamentos.

- Estamos falando de uma pessoa com uma história de vida incrível, de um cara que carrega muita coisa com ele, então nada foi fácil. Mas as dificuldades foram muito motivadoras. O mais fácil foi encarar as lutas e todo esse universo do MMA, pois era algo com o que eu já tinha um certo contato. Já fui competidor de judô, então já tinha o tatame na veia. Intensifiquei os treinos de CrossFit, treinando todos os dias, e comecei a treinar a lutas: boxe, jiu jitsu, muay thai, wrestling e o MMA. Fiz também uma dieta bastante restritiva para perder peso. Cortei massas, farinhas, doces... - revelou.

Confira um bate-papo com José Loreto
Qual a sua relação com o mundo das lutas?
Sou faixa preta em judô, lutei durante muito tempo, mas estava parado. Uma das coisas boas do filme foi me reanimar a voltar lutar. Quem sabe competir amadoramente? Vou nos eventos de luta, gosto muito, e passei a gostar mais ainda com a preparação para o filme.

Como vai a expectativa para a luta entre o José Aldo e o Conor McGregor?
Nunca tive tanta expectativa para assistir uma luta como estou tendo para essa. Mas estou muito confiante. Acredito em um nocaute do José Aldo no terceiro round.

Apesar de terminadas, as gravações contaram com alguma referência a rivalidade entre Aldo e McGregor no filme?
Não, o McGregor não está nesse filme. Mas outros oponentes do Aldo, tão bons quanto, estão.

Depois de tantos trabalhos, o que representou para você atuar como um dos maiores campeões do país no mundo das lutas?
Se eu pudesse escolher algum personagem, alguma história para contar, eu escolheria essa. Estou muito feliz!

O filme
A produção, que é prevista para estrear em 2016, tem o apoio do UFC e do canal Combate, e é produzido em parceria com a produtora Black Maria e Paris Filmes.

O filme sobre José Aldo é dirigido por Afonso Poyart, e tem dentro do seu elenco nomes como: Milhem Cortaz, Felipe Titto, José Loreto, Robson Nunes, Rafinha Bastos, Rômulo Neto, Cléo Pires, Thaila Ayala, Claudia Ohana e Paloma Bernardi.

As gravações começaram no fim de maio e terminaram em setembro. As filmagens passaram por Las Vegas (EUA), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter