Portugal homenageia Diogo Jota após classificação às oitavas da Copa do Mundo
Ex-jogador de Portugal faleceu há um ano, em um acidente de carro com o irmão

A classificação de Portugal para as oitavas de final da Copa do Mundo, além de toda a emoção da partida, também contou com um forte simbolismo pelo lado português. Após o jogo, vencido de virada por Portugal, os jogadores fizeram uma homenagem em memória do ex-companheiro Diogo Jota, que faleceu há um ano em um acidente de carro. Os atletas posaram perfilados com a camisa 21, número de Jota na seleção.
➡️Veja como ficou o chaveamento da Copa do Mundo após os jogos desta quinta (2)
Diogo Jota morreu no dia 3 de julho de 2025, aos 28 anos, em um acidente automobilístico na província de Zamora, na Espanha. O irmão do atacante, André Silva, que atuava pelo Penafiel, também estava no veículo e não resistiu. A tragédia ocorreu poucos dias após Jota celebrar seu casamento com Rute Cardoso, com quem tinha três filhos.
O treinador Roberto Martínez dedicou a vitória e classificação a Diogo e André, e também ao pai de Ricardo Carvalho, que perdeu o pai esta semana. Roberto lembrou também que a Croácia foi a última equipe que Jota marcou com a camisa de Portugal, o que faz com que a conquista seja ainda mais simbólica.
— O jogo foi fantástico. Foi um dia feliz e de orgulho pelo significado do jogo. Honramos o Diogo Jota e o André, o pai do Ricardo Carvalho. A Croácia, última equipe pela qual Jota marcou pela Seleção. Dois a um, que é o 21 do Diogo Jota — e complementou.
➡️Casemiro vira artilheiro improvável da Era Ancelotti no Brasil
— Muitos sinais e merecemos a vitória. Sinais de uma força e energia daquilo que o Diogo Jota era na Seleção. Um foco de acreditar e temos uma responsabilidade pelo Diogo Jota de continuar a mostrar os valores da equipa que tivemos. É a nossa luz na Copa do Mundo — concluiu Roberto Martínez.
Cristiano Ronaldo se emocionou bastante após a partida e, vestindo a camisa 21 de Diogo Jota, apontou para o céu, dedicando o resultado ao amigo falecido. Além das homenagens em campo, Cristiano publicou em suas redes sociais comemorando a vitória e se referindo a Jota.

— Vencemos por nós, pelo Diogo (Jota) e por Portugal! Vamos!
Quem foi Diogo Jota?
Revelado pelo Paços de Ferreira, Diogo Jota construiu uma carreira de destaque no futebol europeu, passando por Atlético de Madrid, Porto, Wolverhampton e Liverpool, onde viveu seu melhor momento e conquistou títulos importantes. Pela seleção portuguesa, disputou 49 partidas, marcou 14 gols e foi campeão da Liga das Nações em 2019 e 2025, além de participar de Eurocopas e da Copa do Mundo de 2022 com a seleção.
📲 De olho no Lance! e na Copa do Mundo. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.
💸 Novibet — bônus de aposta extra até R$100
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.

Futebol Internacional
Real Madrid nega interesse em Enzo Fernández e encerra rumores sobre contratação
Há 29 minutos
Seleção Brasileira
Casemiro vira artilheiro improvável da Era Ancelotti no Brasil
Há 43 minutos
Copa do Mundo 2026
Mahrez anuncia aposentadoria da seleção da Argélia após eliminação na Copa do Mundo
Há 1 hora
Fora de Campo
Haaland comenta meme antes de Brasil x Noruega; Vini Jr responde
Há 1 hora
Copa do Mundo 2026
Egito e Austrália buscam resultado histórico em Copas: veja curiosidades
Há 1 hora
Fora de Campo
Qual jogo da Copa do Mundo o SBT transmite hoje (3)?
Há 1 horaMais LANCE!

Tironi no Lance!: mais duas seleções 'entraram' na Copa

Faltou a Copa do Mundo: veja os títulos conquistados por Modric na carreira

Ranking de assistências da Copa tem Olise no topo e Bruno Guimarães em alta

PC Oliveira analisa polêmicas que classificaram Portugal contra a Croácia

Lúcio de Castro: quando Brasil e Argentina inventaram a beleza do futebol

Lionel Scaloni chega a 100 jogos como um dos maiores técnicos da Argentina

Atacantes assumem protagonismo e Brasil aumenta média de gols na Copa

Sabe tudo sobre Lionel Messi? Responda ao quiz da Copa do Mundo






