Deschamps explica cenário inédito da França na Copa do Mundo: 'Não existe'
Treinador retornou após perder confronto contra a Noruega

A França inicia nesta terça-feira (30), às 18h (de Brasília), uma nova etapa na Copa do Mundo. Depois de terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento, a seleção comandada por Didier Deschamps enfrenta a Suécia, em East Rutherford, nos Estados Unidos, pelos 16 avos de final. Na véspera do jogo, o treinador pregou cautela e deixou claro que o favoritismo francês não muda o peso do mata-mata.
➡️França ganha reforço para enfrentar a Suécia na Copa do Mundo
De volta ao grupo após viajar à França para o funeral da mãe, Deschamps concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (29) e tratou a fase eliminatória como outro torneio. Para o técnico, pensar no risco de eliminação antes da partida é o pior caminho.
— É a pior coisa pensar nisso. São jogos decisivos. O essencial é colocar na cabeça dos jogadores aquilo que precisamos fazer para passar por essas etapas — afirmou Deschamps.
O treinador francês também comentou os últimos dias, marcados pela morte da mãe. Deschamps deixou a concentração da França e retornou ao país para acompanhar as cerimônias. A equipe ficou sob comando do auxiliar Guy Stephan durante parte da preparação e na vitória por 4 a 1 sobre a Noruega.
— Estou aqui. É bom manter a cabeça ocupada. Retomei minhas funções na sexta-feira à noite. Para mim, é muito difícil. Pelo meu bem e pelo bem da seleção francesa, eu precisava ir. Foram dias complicados. Eu estava devastado. Pelo meu bem pessoal e pelo bem da seleção francesa, eu precisava partir. Eles fizeram o que era necessário e, desde que voltei, entrei de novo na preparação para o jogo contra a Suécia. É bom ter a cabeça ocupada. Recebi apoio suficiente pelo que os jogadores fizeram e pelas mensagens que pude responder. Não sei se era possível usar a faixa preta, mas isso não muda muita coisa. Eu não precisava disso — declarou.
A França venceu os três jogos da fase de grupos, algo inédito para Deschamps desde que assumiu a seleção. Mesmo assim, o treinador reforçou que a campanha perfeita não dá vantagem prática no mata-mata.
— Não é uma questão de orgulho. Queremos manter a confiança, mas os contadores voltam a zero. É a primeira vez desde que sou treinador que vencemos os três primeiros jogos, mas isso não dá bônus. Não existe excesso de confiança. A qualidade do adversário vai subir. Precisamos repetir as intenções dos três primeiros jogos — avaliou.
Para Deschamps, a Suécia exige atenção máxima. O técnico destacou a força física do adversário, a organização defensiva e as bolas paradas como pontos importantes para a França observar.
— É uma boa equipe, com predominância atlética. Eles repetem esforços, jogam em uma defesa com cinco homens e têm bons jogadores em todos os setores. São fortes em bolas paradas e laterais longos. A Suécia não tem nada a perder. Precisamos colocar toda concentração e determinação para vencer. Não podemos ter retenção. Meus jogadores conhecem esse contexto: não há coringa. Viemos para isso, chegamos aqui. Agora é fazer — disse.
O treinador também foi questionado sobre o momento de Kylian Mbappé. Capitão da França, o camisa 10 chega ao mata-mata como principal nome técnico e simbólico dos Bleus. Deschamps elogiou a postura do atacante e afirmou que a imagem pública de Mbappé não corresponde ao que ele representa dentro do grupo.
— Ele sabe defender. Está em missão, sim, mas desde o primeiro dia. Assume totalmente o papel de capitão e vai além disso. A imagem externa dele não corresponde ao que ele é. Em 2018, já era muito forte. Ele ainda vai bater recordes. É um grande jogador, que não duvida. O pé dele não treme. Faz parte da raça dos jogadores fora de série — declarou.

Provável escalação da França
A provável França para enfrentar a Suécia tem: Maignan; Koundé, Upamecano, Saliba e Digne; Tchouaméni e Rabiot; Dembélé, Olise e Barcola; Mbappé.
🤑 Aposte em todos os 104 jogos da Copa do Mundo! Clique e saiba mais!
É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável

Futebol Internacional
Jorge Jesus convence Cristiano Ronaldo a adiar aposentadoria de Portugal
Há 21 horas
Palmeiras
Palmeiras tem oito jogadores convocados na Data Fifa; veja calendário completo
Há 23 horas
Argentina
Despedida de Messi: como e contra quem será o último jogo do camisa 10 da Argentina?
Há 1 dia
Futebol Internacional
Zidane inicia reformulação na França; veja primeira lista de convocados
Há 5 dias
Fora de Campo
Torcida do Corinthians reage à ausência de Memphis em convocação
Há 5 dias
Futebol Internacional
Quem é o meia brasileiro que pode disputar a Copa pelos Emirados Árabes?
Há 1 semanaMais LANCE!

Brasileiro é convocado para seleção dos Emirados Árabes

Alex Escobar vê lado bom em crise na Copa: 'Salvo pelo gongo'

Tainá Santos mira avanço do Brasil após campanha perfeita na Copa do Mundo Sub-20

Vozinha falha e sofre primeiro gol pelo Colo-Colo após início invicto no Chile

Conheça Mauro Júnior, destaque do PSV e novo nome da Seleção Brasileira

Bola de Ouro 2026: LaLiga tem sete jogadores entre os indicados

Lance! analisa ao vivo a primeira convocação de Ancelotti para a Copa de 2030

Ex-Corinthians surgem como opções para o novo ciclo da Seleção

Corinthians tem quatro nomes em pré-lista de Ancelotti para Seleção

Breno Bidon, do Corinthians, aparece em pré-lista de Ancelotti para Seleção Brasileira

Alvo do Vasco, John Yeboah faz golaço e rouba a cena no Campeonato Italiano; veja vídeo

Messi ainda não acabou: os números que sustentam a reta final da carreira

Janela de transferências registra recorde; Copa do Mundo impulsiona



