De olho em 2034: o que está em jogo para a Arábia Saudita nesta Copa do Mundo?
Seleção entra em campo nesse domingo (21) contra a Espanha

A partida contra a Espanha, neste domingo (21), vale mais do que uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026 para a Arábia Saudita. Em meio à preparação para receber o Mundial de 2034, cada participação da seleção nacional ajuda a manter o país em evidência no cenário do futebol e reforça um projeto iniciado há quase uma década.
Desde que foi confirmada como sede da Copa de 2034, a Arábia Saudita intensificou os investimentos em infraestrutura, turismo e esporte. A estratégia faz parte da Visão 2030, plano lançado pelo governo saudita para diversificar a economia, reduzir a dependência do petróleo e ampliar a presença do país no cenário internacional.
➡️Fifa define arbitragem brasileira para confronto entre Espanha e Arábia Saudita
A Copa do Mundo de 2034 como objetivo
Receber a Copa do Mundo é considerado um dos principais marcos da Visão 2030. Até lá, a Arábia Saudita pretende construir e modernizar estádios, ampliar aeroportos, investir na rede hoteleira e fortalecer sua imagem como destino para grandes eventos esportivos.
Nesse contexto, a campanha da seleção na Copa de 2026 ganha importância: uma boa participação ajuda a fortalecer o interesse do público pelo futebol local e mantém o país em destaque antes da organização do próximo Mundial.
Além do futebol, o governo também ampliou investimentos em modalidades como Fórmula 1, boxe, golfe, tênis e MMA, consolidando o país como sede frequente de competições internacionais.

Os investimentos no futebol saudita
Grande parte desse projeto é financiada pelo Fundo de Investimento Público (PIF), responsável por investimentos estratégicos dentro e fora da Arábia Saudita.
Nos últimos anos, o país passou a atrair jogadores de renome para sua liga nacional. A contratação de Cristiano Ronaldo pelo Al Nassr, em 2022, marcou o início de uma nova fase, seguida pelas chegadas de atletas como Neymar, Karim Benzema, N'Golo Kanté e Riyad Mahrez.
Os investimentos também incluíram a compra do Newcastle United, da Inglaterra, ampliando a presença saudita no futebol internacional.
Especialistas apontam que essas iniciativas fortalecem o chamado soft power, estratégia pela qual países ampliam sua influência internacional por meio da cultura, da economia e do esporte.
Ficha do jogo: Espanha x Arábia Saudita
- 📅 Data: domingoo, 21 de junho de 2026;
- ⏰ Horário: 13h (de Brasília);
- 📍 Local: Mercedes-Benz Stadium, Atlanta (EUA).
🔥 Aposte R$100 na Esportivabet e receba R$100 de volta se perder
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
Tudo sobre

Futebol Internacional
Arsène Wenger diz não ter compactuado com plano de Infantino
Há 9 horas
Copa do Mundo
Cidades-sede dos EUA cobram Fifa por promessa milionária feita para a Copa do Mundo de 2026
Há 17 horas
Futebol Internacional
Espanha define volta após título mundial e fecha 2026 contra a Inglaterra
Há 18 horas
Futebol Internacional
Orjan Nyland, algoz do Brasil, é anunciado pelo RB Leipzig até 2028
Há 18 horas
Fora de Campo
Romário tenta reverter penhora de valores a receber da CazéTV
Há 1 dia
Fora de Campo
Sensação da Copa, atleta marca em sua estreia por novo time
Há 1 diaMais LANCE!

Terremoto atinge o Egito, e jogador faz reflexão nas redes sociais

Vozinha desembarca para se apresentar no Colo-Colo e viraliza: 'Impressionante'

Copa impulsiona destaques do Palmeiras em sequência decisiva por títulos

Autorizado a usar apelido na camisa, Vozinha pode desistir de atuar no Colo-Colo; entenda

Fifa anuncia desistência de plano de Infantino para vender parte da Copa

Arsenal fecha a contratação de Bruno Guimarães, diz jornal

Conmebol se posiciona sobre plano de vender ações da Fifa: 'Futebol primeiro'

Possível mudança na Copa do Mundo divide opiniões: 'Muitos jogos'

Sem europeus, simulação aponta Brasil na final da Copa do Mundo de 2030

Movimento da Fifa prevê Copa do Mundo de 2030 com 64 seleções

Assessor de Infantino renuncia após plano polêmico para Copa do Mundo

Lúcio de Castro: Infantino, o refém, e o capitão Renault

Boicote ao plano da Fifa já reúne quase cem países contra Infantino



