Logo do Lance! branca com exclamação amarela
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Decepção? Astros do Flamengo e Palmeiras passam a Copa inteira no banco

Arrascaeta se recuperou de lesão, mas não foi utilizado por Bielsa, assim como Piquerez e Martinez

PorJoanna ColaçoRio de Janeiro (RJ)
27/06/2026 11:37
Atualizado em 27/06/2026 19:49

Supervisionado porAlessandra Ferreira,
O meio-campista do Uruguai, Giorgian De Arrascaeta (nº 10), e o defensor do Uruguai, Guillermo Varela (nº 13), reagem após a derrota na partida de futebol contra a Espanha pelo Grupo H da Copa do Mundo de 2026, no Guadalajara Stadium, em Zapopan (Foto: Ulises Ruiz / Afp)
Arrascaeta (nº 10), Varela (nº 13) e Gimenez reagem desolados após a derrota do Uruguai para a Espanha (Foto: Ulises Ruiz/AFP)

Carregando conteúdo exclusivo...

O Uruguai encerrou sua participação na Copa do Mundo de 2026 com nove jogadores sem entrar em campo sequer por um minuto. Entre eles estão o meia Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, além do lateral-esquerdo Joaquín Piquerez e do meia Emiliano Martínez, ambos do Palmeiras. A equipe foi derrotada pela Espanha na última rodada da fase de grupos e deu adeus ao Mundial com apenas dois pontos conquistados.

💻 Quem se classifica? Acesse o simulador e veja ranking dos terceiros colocados

A eliminação representa a segunda queda consecutiva da seleção uruguaia ainda na fase de grupos de uma Copa do Mundo. Mesmo com o novo formato do torneio, que classifica os oito melhores terceiros colocados, a equipe comandada pelo técnico Marcelo Bielsa não conseguiu avançar. A vaga ficou com Cabo Verde, estreante na competição, que terminou na vice-liderança do Grupo H, com três empates, e agora enfrentará a Argentina na fase de mata-mata.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
➡️ Brasil hexa? Simule todos os resultados da Copa do Mundo de 2026

Por que Arrascaeta e mais oito jogadores não atuaram?

Arrascaeta chegou ao Mundial com uma lesão na panturrilha durante a preparação da seleção. Recuperado para a última rodada, o meia-atacante ficou à disposição contra a Espanha, mas o técnico Marcelo Bielsa optou por não utilizá-lo, mesmo com a equipe precisando da vitória para seguir viva na competição.

continua após a publicidade

Situação semelhante viveu Ronald Araújo. O zagueiro do Barcelona também foi convocado, mas não disputou nenhum minuto devido a problemas físicos, repetindo o cenário da Copa do Mundo de 2022, quando também ficou fora por lesão.

Já o lateral-esquerdo Joaquín Piquerez e o meia Emiliano Martínez, do Palmeiras, permaneceram no banco durante toda a campanha por opção técnica. Piquerez perdeu espaço para Juan Sanabria, que foi o titular da posição na Copa, enquanto Martínez não teve chances com Bielsa. O meio-campo titular foi formado por Ugarte, Bentancur e Valverde e os dois últimos foram substituídos contra a Espanha, mas o treinador escolheu Nicolás De La Cruz, do Flamengo, e Viñas para entrar.

continua após a publicidade

Além deles, Facundo Pellistri, José Giménez, Rodrigo Zalazar, Santiago Bueno e Santiago Mele também terminaram o Mundial sem entrar em campo. Parte das ausências foi causada por lesões, enquanto outras ocorreram por escolhas da comissão técnica.

Jogadores do Uruguai, de camisa azul, deixam o gramado cabisbaixos após o empate com Cabo Verde na Copa do Mundo
Cabisbaixos, jogadores do Uruguai deixam o campo após o empate com Cabo Verde na Copa do Mundo (Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)

Canobbio fez gol, mas foi expulso

Além de Arrascaeta, Piquerez e Martínez, que atuam no futebol brasileiro, o lateral-direito Guillermo Varela, do Flamengo, foi titular nas três partidas pelo Uruguai. O volante De la Cruz, também do Flamengo, começou a competição como reserva, mas foi utilizado por Bielsa ao longo da campanha. Nenhum dos dois participou diretamente dos três gols marcados pela seleção no torneio.

continua após a publicidade

Agustín Canobbio, do Fluminense, assumiu a titularidade nas duas últimas rodadas, fez o segundo gol do Uruguai no empate em 2 a 2 com Cabo Verde, mas acabou expulso nos minutos finais da derrota para a Espanha, por um carrinho no zagueiro Cubarsi.

Sergio Rochet, goleiro do Internacional, entrou durante o segundo tempo da partida após a falha grosseira de Fernando Muslera no gol da Espanha e fez sua única aparição na Copa, sem ser tão exigido quanto o titular.

continua após a publicidade
O árbitro americano Ismail Elfath mostra o cartão vermelho para o atacante uruguaio Augustin Canobbio no jogo Uruguai x Espanha pela Copa do Mundo 2026
Canobbio recebe o cartão vermelho do árbitro Ismail Elfath na derrota do Uruguai para a Espanha (Foto Alfredo Estrella/AFP)

🤑 Aposte em todos os 104 jogos da Copa do Mundo! Clique e saiba mais!

É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável

Sugerida para você!

Mais LANCE!