Análise – Espanha quer a Copa do Mundo pelos lados, Argentina pelo meio
Seleções têm a posse de bola como escolha, mas técnicos usam meios diferentes

Carregando conteúdo exclusivo...
NOVA YORK, NY (EUA) - Espanha e Argentina fazem neste domingo (19) uma final de Copa do Mundo completamente imprevisível. São duas seleções que têm a posse de bola como principal característica, mas a forma como os times de Luis de la Fuente e Lionel Scaloni fazem seus times jogarem destoa bastante. Uma análise do Grupo de Estudos Técnicos da Fifa (TSG, na sigla em inglês) mapeou como jogam as duas equipes.
➡️Estádio da final deixou más lembranças para o Brasil na Copa do Mundo
A Espanha usa bastante os laterais, Pedro Porro e Cucurella, para fazer infiltração pelo meio da defesa adversária, que invariavelmente está de costas. O time de Luis de la Fuente também faz muitas rotações no meio-campo, especialmente sob o comando de Rodri. E é a seleção que tem mais posse de bola e que consegue mais rápido recuperar a bola.
Este último aspecto pode ser particularmente interessante para enfrentar a Argentina de Scaloni, que na semifinal diante da Inglaterra conseguiu exercer forte pressão ofensiva após sair atrás do placar. Porque, se a Espanha conseguir recuperar a bola, a chance de encontrar uma defesa aberta é maior.
Os argentinos, por sua vez, não têm as alas como destaque ofensivo, mas sim a progressão pelo corredor central. Obviamente, é por lá que maneja a bola o craque Lionel Messi, mas outro jogador apontado pelo TSG como importante para a movimentação do time é Rodrigo de Paul.
Outro aspecto que a Argentina tem feito com muita qualidade nesta Copa do Mundo é a quebra de linha adversária em um setor alto do campo.

As duas seleções também têm como diferencial em relação a maioria dos concorrentes nesse Mundial o fato de estarem com equipes consolidadas há anos. A Argentina manteve a base campeã mundial de 2022, enquanto a Espanha tem um terço de seus jogadores atuando junto na seleção desde a base. O próprio De la Fuente, aliás, treinou o Sub-18 e a seleção olímpica espanhola.
Para completar o duelo imprevisível, há um aspecto peculiar dos treinos: Scaloni foi aluno de De la Fuente no curso de treinadores da Espanha e ambos são amigos. "Concordamos em muitos conceitos", disse o espanhol na sexta-feira. "Somos amigos, mas ele não sabe o que penso de futebol", ponderou o argentino.
Entre igualdades e diferenças, o tira-teima será visto neste domingo, no MetLife Stadium.
🔥 Ganhe R$100 de volta se sua aposta perder na Esportivabet — aposte R$100 e confira as regras
18+ | Ministério da Fazenda adverte: Aposta não é investimento | Conteúdo comercial | Aplicam-se termos e condições.
Tudo sobre

Fora de Campo
Novo rei da Noruega é surfista e fez 'remada viking' após vitória sobre o Brasil na Copa
Há 4 dias
Onde Assistir
Al-Ettifaq x Al-Nassr: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo do Campeonato Saudita
Há 1 semana
Fora de Campo
Cena de Bruno Lage, ex-Botafogo, viraliza: 'Sempre entregando'
Há 1 semana
Futebol Internacional
Suárez será convocado por Forlán e voltará à seleção do Uruguai, diz jornalista
Há 1 semana
Futebol Internacional
Copa do Mundo: Fifa aplica multas milionárias à Argentina e suspende atletas
Há 1 semana
Copa do Mundo
Copa do Mundo Feminina no Brasil terá teste de força dentro e fora de campo
Há 1 semanaMais LANCE!

Barcelona encaminha acerto com algoz do Brasil na Copa de 2022

Técnico de Seleção na Copa desmaia em briga de esposa e ex

Raul Costa Jr.: a paixão ignorada nos palanques durante as eleições

Destaque na Copa que foi alvo do Palmeiras é anunciado em time inglês

Entenda o xadrez político que ameaça a presidência de Infantino na Fifa

Técnico tenta convencer astro do Flamengo a voltar à seleção após recusa; entenda

Após Copa do Mundo, Al Ahli anuncia renovação de Roger Ibañez até 2030

Relatório revela ameaças de atentado contra Messi na Copa do Mundo 2026

Bárbara Coelho e Ana Thaís analisam o que Ancelotti deve mudar para 2030

Uefa pagou indenização a suposta amante de Infantino, diz jornal inglês

Atacante da Inglaterra é acusado de agressão após incidente em Londres

Conmebol reforça apoio a Infantino e se distancia da Uefa em crise na Fifa

Vozinha revela impacto da Copa do Mundo na carreira: 'Virou do avesso'

