menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Botafogo e GDA Luma: quais os próximos passos para compra da SAF?

Glorioso assinou contrato vinculante e encaminhou venda das ações

Leonardo-bessa-aspect-ratio-1024-1024
Leonardo Bessa
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 06/06/2026
05:00
Torcida do Botafogo no Niton Santos (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
imagem cameraTorcida do Botafogo no Niton Santos (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

  • Matéria
  • Mais Notícias
Conteúdo Especial
Carregando conteúdo especial...

Na última sexta-feira (5), o Botafogo assinou contrato vinculante com a GDA Luma, do empresário mexicano Gabriel de Alba, e encaminhou acordo para troca no comando da SAF. Feito isso, as partes, agora, têm passos importantes a serem dados para concretizar a negociação. O Lance! explica abaixo:

continua após a publicidade

+ Gabriel de Alba já fala como novo dono da SAF: 'Vamos crescer o Botafogo'
+ Copa do Mundo: veja quanto o Botafogo receberá por dia com Danilo na Seleção

O primeiro deles é concluir a negociação com o Lyon, clube francês do portfólio da Eagle Football. Isso porque, com John Textor à frente da operação do Alvinegro, os dois clubes travaram batalha jurídica por repasse de valores.

continua após a publicidade

A SAF entende que tem valores a receber referentes à repasses feitos no sistema de caixa único da Eagle, mas a quantia tem sido debatida por Michele Kang, CEO do Lyon, e João Paulo Magalhães, presidente do Botafogo Social, que tomou as rédeas após a saída de Textor. O tom é de otimismo para que haja a transferência em um acordo.

Depois disso, a Eagle terá de transferir as ações à GDA Luma, o que, neste momento, o cenário indica para movimentação sem complicações. As conversas acontecem há algumas semanas, e a empresa, que comprou o Botafogo em 2022 sob a liderança de John Textor, aponta para não dificultar a negociação.

continua após a publicidade

A GDA Luma, de Gabriel de Alba, junto ao Botafogo (SAF, com Eduardo Iglesias como CEO, e Social) partirão para a finalização do acordo dando fim às disputas na Justiça. O clube já ingressou com pedido para que os transfer bans da Fifa por dívidas em contratações sejam incluídos na recuperação judicial e aguarda a liberação. Na compra das ações, a GDA Luma, além dos 105 milhões de dólares, herdará a dívida de carca de R$ 1,2 bilhão declarada na recuperação judicial.

Gabriel de Alba, o nome por trás da GDA Luma e que deve comandar o Botafogo (Foto: Reprodução)
Gabriel de Alba, o nome por trás da GDA Luma, que deve comandar o Botafogo (Foto: Reprodução)

🤑 Ganhe 100% em aposta extra até R$100 na Novibet — aproveite somente hoje
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável!

Gabriel de Alba no Botafogo

Gabriel de Alba construiu carreira marcada por atuação em empresas em situações de crise corporativa, utilizando estratégias de aquisição de dívidas com desconto e posterior reorganização de companhias. Seu modelo de atuação envolve não apenas investimento, mas influência direta na gestão, com foco em recapitalização, geração de caixa e transformação operacional, incluindo frentes digitais e de ESG. Ele, ainda que o acordo não tenha sido oficializado, já falou como novo dono em comunicado enviado ao Lance!.

— Vamos crescer o Botafogo como uma instituição de referência, com grandes conquistas esportivas e a mais alta reputação corporativa do Brasil e das Américas. Com união, disciplina, transparência e ambição, construiremos um clube que orgulhe seus torcedores dentro e fora de campo — disse o empresário mexicano, líder da GDA Luma.

Dentre os casos está a reestruturação da antiga Pacific Rubiales, que deu origem à Frontera Energy. Na operação, fundos ligados a Alba assumiram bilhões em dívidas e reorganizaram a companhia. Estratégia semelhante foi aplicada na aquisição do Cirque du Soleil, quando o controle foi obtido por meio da compra de dívidas com desconto durante um processo de crise.

  • Matéria
  • Mais Notícias