WTA inicia testes de gênero para torneios femininos
Decisão veta a participação de mulheres trans no tênis profissional

A partir desta terça-feira (21), a WTA, Associação de Tênis Feminino, vai aplicar testes de gênero obrigatórios para as atletas que participam do circuito profissional. A decisão segue o direcionamento do Comitê Olímpico Internacional (COI), que, em março, anunciou que vai exigir o mesmo procedimento para atletas inscritas nas Olimpíadas.
➡️Fã de Alcaraz, Léo Ortiz, do Flamengo, elogia João Fonseca
➡️Da VNL à Copa do Mundo, DJ Stari brilha em torneio com João Fonseca
➡️Guto Miguel: Do sobrepeso e da preguiça ao título de Roland Garros
O objetivo do exame é detectar a presença do gene SRY, parte do cromossomo Y que causa o desenvolvimento de características masculinas. As atletas que testarem positivo vão passar por uma avaliação médica antes da liberação para jogar o circuito da WTA.
➡️ João Fonseca confirma próximos torneios e retorno à Davis
➡️Após derrota, João Fonseca na torcida por Guto Miguel: Indo muito melhor que eu
- Após a revisão mais recente, que incluiu consultas com as associadas da WTA e a análise da evolução dos padrões no esporte feminino, o conselho da WTA aprovou uma política de elegibilidade feminina atualizada, com vigência a partir de 2026, baseada no sexo biológico. A WTA reconhece que esta é uma questão sensível e complexa e está comprometida em tratar todas as jogadoras com dignidade e em implementar a política de forma respeitosa e ponderada - informou a entidade em comunicado.
Uma das lendas do tênis feminino, a tcheca naturalizada americana Martina Navratilova celebrou a novidade, nas redes sociais:
- Não participei da elaboração dessa política específica, mas fico muito satisfeita pelo fato de nós, da WTA, deixarmos claro que somos uma associação feminina e que apenas mulheres possam competir no mais alto nível.
WTA permitia a participação de atletas trans
Até então, a política de elegibilidade da WTA, que teve início em 2024, permitia a participação de atletas trans. Desde que reduzissem o nível de testosterona a 2.5 nmol/L com constância por dois anos antes da liberação.
👥 Indique amigos e ganhe até R$30 em saldo para apostar - confira as regras
18+ | Ministério da Fazenda adverte: Aposta não é investimento | Conteúdo comercial | Aplicam-se termos e condições.
Tudo sobre

Tênis
Luisa Stefani avança no US Open e garante vaga no WTA Finals nas duplas
Há 2 horas
Tênis
Jodar admite frustração após queda no US Open: 'Preciso refletir'
Há 8 horas
Tênis
Alcaraz segue estratégia de João Fonseca no tênis
Há 9 horas
Tênis
Bia Haddad reflete sobre pausa na carreira: 'Vem sendo difícil'
Há 1 dia
Tênis
Thiago Wild vence e chega às quartas do Challenger na Itália
Há 1 dia
Tênis
Djokovic deixa o top 10 e encerra domínio de 24 anos do 'Big 3'
Há 2 diasMais LANCE!

Naomi Osaka homenageia astro da NBA com look no US Open

VÍDEO: Tenista quebra raquete após derrota no US Open

Thiago Wild vence na estreia e dá salto no ranking da ATP

João Fonseca é confirmado no ATP 500 de Tóquio ao lado de Alcaraz

Recuperado de lesão, Carlos Alcaraz avança no US Open

Tenista se revolta com fisioterapeuta no US Open: 'Estúpido'

US Open: Sabalenka estreia com vitória e mira marca de Serena Williams

Alcaraz x Safiullin no US Open: horário e onde assistir

Ex-tenista faz comentário sobre Djokovic após derrota: 'seu tênis encolheu'

Djokovic deixa o top 10 após eliminação no US Open

Aos prantos, Djokovic é eliminado em estreia do US Open 2026

US Open 2026: Casper Ruud desiste por lesão; entenda

US Open 2026: Aryna Sabalenka rebate críticas por novo look



