Decamps salva match-point e vai às oitavas no Banana Bowl

Além dele, Lucas Koelle também avançou às oitavas da categoria 18 anos


Escrito por

O tênis brasileiro tem dois representantes nas oitavas de final da categoria 18 anos masculino do 46º Banana Bowl – Troféu Alcides Procopio. Os paulistas Gabriel Décamps e Lucas Koelle estrearam com vitória no torneio G1 da ITF, disputado no saibro da Associação Esportiva São José/Clube de Campo Santa Rita em São José dos Campos.

Koelle foi firme nos games de serviço para marcar as parciais de 6/3 e 6/4 contra o americano vindo do qualificatório Robert Loeb. “Já havia jogado com ele na Costa Rica no começo do ano e vencido, o que dá confiança, mas também uma obrigação de tentar ganhar de novo”, disse o paulista de 17 anos e cabeça 13 do torneio.

“Ele gosta de jogar mais reto e quando você sobe mais a bola se complica. O que ajudou mais foi meu saque, que ele não conseguiu quebrar”, avaliou Koelle. “No game final, saí de 0-40 e consegui fechar”. Na próxima fase, ele pode enfrentar o argentino Sebastian Baez ou o cabeça 4 americano Nathan Ponwith, um adversário que já seria conhecido. “Ponwith joga mais do fundo e quase não erra”.

Já Décamps ficou por quase três horas em quadra e no início teve dificuldade para pontuar no serviço do americano Patrick Kypson. A partir do segundo set, o paulista pôde equilibrar as ações e vencia por 1/6, 6/3 e 6/5, quando o adversário precisou abandonar sentindo câimbras. Kypson chegou a ter quedas em quadra nos games finais da partida.

“Não é a melhor forma de se ganhar um jogo, principalmente depois de quase três horas lutando. Fico contente pela vitória, mas fico triste por ele”, afirmou Décamps após a partida. “Não ia errar a bola no match point dele nem pau e acabei vencendo o jogo também mentalmente”.

“Não joguei bem o jogo inteiro, mas acho que ganhei pela minha vontade”, avaliou. “O nervosismo tomou conta no primeiro set, joguei muito abaixo do meu nível. Mas mentalmente fui melhor a partir do segundo”. Sétimo favorito, Décamps enfrenta o americano Vasil Kirkov, que derrotou o português Tiago Cacao por 6/1 e 6/2. “Vai ser jogo duro, espero corrigir meus erros porque fiz bastante e que eu consiga jogar bem”.

O paranaense Thiago Wild se despediu na segunda rodada em duelo com o alemão que treina na Espanha Nicola Kuhn com parciais de duplo 6/1. Aos 15 anos, Khun é um dos atletas selecionados por Juan Carlos Ferrero para trabalhar em sua academia em Valência. Também foi eliminado o paulista de 17 anos Gabriel Bugiga, que sofreu 6/4 e 6/0 do cabeça 3 japonês Toru Horie.

Favoritos avançam – Enquanto a chave feminina perdeu alguns de seus principais nomes na última terça-feira, o torneio masculino manteve os dois primeiros cabeças de chave. O favorito japonês marcou duplo 6/4 no porto-riquenho Sebastian Arcila e agora enfrenta o alemão Valentin Guenther. Já o cabeça 2 americano Ulysses Blanch fez 7/6 (7-4) e 6/2 no alemão Marvin Moeller e espera pelo chileno Matias Soto ou o francês Constantin Kouzmine.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter