Sul-Americana: Fortaleza domina, vence América-MG e avança para as semifinais

Clube alcança marca histórica e torna-se primeiro nordestino a ficar entre os quatro melhores de uma competição continental

000_33TZ83L-scaled-aspect-ratio-512-320
Fortaleza vai enfrentar o Corinthians na semifinal da Sul-Americana (Foto: JL ROSA / AFP)

Escrito por

Pela primeira vez um clube do Nordeste irá disputar uma semifinal de um torneio continental. Isso porque, nesta quinta (31), o Fortaleza fez história ao vencer o América-MG por 2 a 0, na Arena Castelão, e garantir vaga entre os quatro melhores da Sul-Americana de 2023. Na ida, o Leão havia vencido por 3 a 1. Marinho e Guilherme fizeram os gols da partida. O adversário do Tricolor será o Corinthians, ainda sem data definida.

PRESSÃO?!
Em vantagem, o Fortaleza ficou mais fechado, mas mesmo assim administrou mais a partida. Aos 11, a primeira chegada dos donos da casa aconteceu. Guilherme cobrou falta na área, mas Cavichioli saiu para ficar com a bola.

+ Veja a tabela da Sul-Americana

JOGO EQUILIBRADO!
A partida seguiu bastante equilibrada, com poucas chances sendo criadas. Aos 16, o América-MG apareceu com Alê, que cruzou na área. Mastriani finalizou de primeira, mas pegou errado e desperdiçou.

GOLAÇO!
O gol do Fortaleza saiu aos 21. Na jogada, Tinga cruzou para a área, e Guilherme subiu para cabecear para baixo. Cavichioli não conseguiu fazer a defesa, e o Fortaleza ampliou a vantagem.

SEM GRANDES CHANCES!
Com uma boa vantagem, o Fortaleza passou a administrar o resultado. Mesmo assim, o América-MG não conseguiu chegar com perigo à meta adversária. Sem grandes chegadas de perigo, a partida foi para o intervalo.

TRUNCADO!
A volta do intervalo foi sem grandes chances. O América-MG seguiu buscando espaços para esboçar uma reação, mas seguiu encontrando um Fortaleza completamente fechado. Porém, quem teve boa chance foi os donos da casa. Aos 13, Marinho puxou o contra-ataque, cruzando rasteiro para o meio da área. Livre, Guilherme finalizou, dentro da pequena área. A bola foi direto no travessão.

PRESSÃO! Na sequência, aos 15, o Tricolor apareceu com José Welison, que finalizou de longe. Cavichioli saltou para defender. O América-MG respondeu aos 18, com Javier Méndez. Na jogada, o volante dominou dentro da área e finalizou na rede, mas pelo lado de fora.

MAIS UM DO LEÃO!
Aos 20, o Fortaleza ampliou o marcador. Na jogada, o atacante recebeu dentro da área e finalizou forte. Cavichioli defendeu de primeira. No rebote, o atacante mandou para as redes.

ANULADO!
O Fortaleza ia anotando o terceiro gol, mas a arbitragem anulou. Aos 28, Lucero recebeu dentro da área, driblando Cavichioli. O camisa 9 mandou para as redes, mas o gol foi anulado por impedimento do atacante.

TENTOU!
O América-MG, já sem grandes esperanças, segui buscando o seu gol de honra. Aos 36, Samuel finalizou de fora, mas João Ricardo fez a defesa. Dois minutos depois, Varanda finalizou cruzou, mas o goleiro do Fortaleza fez nova defesa. Sem grandes chances, o duelo ficou no 2 a 0.

GOL DO AMÉRICA!
Depois de insistir, o Coelho Mineiro conseguiu descontar. Aos 44, Breno recebeu dentro da área e finalizou de primeira. O goleiro João Ricardo até fez a defesa, mas a bola entrou de qualquer forma.

FICHA TÉCNICA: FORTALEZA 2 X 1 AMÉRICA-MG
Copa Sul-Americana - Quartas de final (Jogo da volta)

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data e hora: 31 de agosto de 2023, às 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Felipe González (CHI)
Assistentes: Jose Retamal (CHI) e Miguel Rocha (CHI)
VAR: Carlos Orbe (COL)
Cartões amarelos: Pedro Augusto e Marinho (Fortaleza); Javier Méndez, Everaldo e Rodriguinho (América-MG)
Cartões vermelhos: -

GOLS: Guilherme, aos 21'/1ºT (1-0); Marinho, aos '/2ºT (2-0); Breno, aos 44'/2ºT (2-1)

FORTALEZA
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; José Welison, Pedro Augusto (Lucas Crispim, aos 35'/2ºT) e Pochettino (Thiago Galhardo, aos 19'/2ºT); Marinho (Yago Pikachu, aos 31'/2ºT), Lucero (Silvio Romero, aos 29'/2ºT)e Guilherme (Machuca, aos 19'/2ºT). Técnico: Juan Vojvoda.

AMÉRICA-MG
Matheus Cavichioli; Mateus Henrique (Paulinho, aos 34'/2ºT), Júlio, Éder e Burgos; Rodriguinho (Samuel, aos 34'/2ºT), Javier Méndez e Alê (Matheusinho, aos 31'/2ºT); Mastriani, Paulinho Bóia (Rodrigo Varanda, aos 14'/2ºT) e Everaldo (Breno, aos 10'/2ºT). Técnico: Fabián Bustos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter