Tite convoca Seleção pela última vez antes da Copa com espera por Pedro e lesão de Arana
Seleção Brasileira vai enfrentar Gana e Tunísia no final deste mês nos últimos testes antes da lista final para o Mundial do Qatar. Duelos acontecerão na França

Esta sexta-feira será a última vez que os jogadores vão ouvir seus nomes sem ser na convocação final para a Copa do Mundo do Qatar em novembro. O técnico Tite divulgará a lista de relacionados para os dois amistosos finais da Seleção Brasileira antes da lista definitiva do Mundial. O evento acontece na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e será a oportunidade de responder coisas como: Pedro vai? Como fica a lateral sem Arana? E a direita?
+ Saiba quem pode aparecer na lista de Tite nesta sexta-feira
+ Pedro merece convocação para Seleção? Veja 10 opiniões de famosos sobre o atacante
O Brasil, vale lembrar, entra em campo duas vezes nessa Data Fifa de setembro. Primeiro, enfrenta Gana no dia 23, em Le Havre, no Stade Océane. Quatro dias depois, em Paris, o Parque dos Príncipes recebe o confronto contra a Tunísia. Os dois jogos serão disputados às 20h30 (horário local), 15h30 (horário de Brasília).
A principal expectativa está na ala dos atacantes. Tite até chegou a brincar com o assunto no evento de inauguração da estátua de Marta na sede da entidade. Quando Ednaldo Rodrigues presenteava dois jovens que viralizaram ao improvisarem o álbum da Copa, disse ao menino João que ele estava convocado e riu em seguida falando "ainda bem que não falei isso ao Pedro", nome do centroavante do Flamengo e também da outra criança que também estava presente.
Veja a tabela da Copa do Mundo do Qatar
Maior artilheiro da história do Fla em uma mesma edição de Libertadores, Pedro não participou do ciclo de preparação da Seleção para o Mundial. Ele foi convocado duas vezes desde 2018, mas só jogou por 22 minutos. O crescimento técnico, porém, o tirou da condição de "muito distante" da vaga para "bem cotado". Para o setor, Tite já fez alguns testes com Gabriel Jesus, Matheus Cunha, Richarlison, o próprio Neymar e até Gabigol, companheiro de Pedro no Rubro-Negro.
LESÃO DE ARANA REDUZ OPÇÕES NA ESQUERDA
Mas não é só na frente que o treinador tem dúvidas. Se alguns setores já estão praticamente fechados, a lateral-esquerda é um que gera apreensão. Na última convocação, por exemplo, Tite chamou três para a posição. Alex Sandro é quem está mais perto de carimbar o passaporte e segue titular da Juventus, da Itália. O problema fica na segunda opção.
Guilherme Arana não poderá mais ser uma alternativa. Ele sofreu uma lesão multiligamentar, comprometendo os ligamentos cruzado posterior e colateral medial, além de ruptura no menisco medial e na cartilagem. Por isso, está descartado do Mundial. O irmão do jogador chegou a dizer que o lateral estaria na lista desta sexta-feira.
Quem pode ressurgir nesse cenário é Renan Lodi, que deixou o Atlético de Madrid, da Espanha, rumo ao Nottingham Forest, da Inglaterra. Ele perdeu espaço depois de ser vetado em janeiro por não ter tomado a vacina contra a Covid-19. Alex Telles é o outro concorrente até o momento, mas também trocou de clube e apareceu pouco até aqui saindo do Manchester United (ING) para o Sevilla (ESP).

E O DANI ALVES?
Há outras indicações que Tite pode dar durante a convocação. Se na esquerda está tudo aberto, na direita Danilo, da Juventus (ITA), é nome certo na Copa. A outra vaga, porém, tem debate. Aos 39 anos, Daniel Alves só venceu uma das nove partidas que disputou no Pumas, do México, e tem atuado no meio-campo e não em sua posição de origem. Apesar de contar com a confiança do treinador, o veterano pode perder força nessa reta final para nomes com melhor desempenho como Emerson Royal, do Tottenham, por exemplo.
OUTROS SETORES
Dentre as poucas vagas ainda abertas, o quarto zagueiro é talvez uma das maiores dúvidas. Thiago Silva, do Chelsea (ING), Marquinhos, do PSG (FRA), e Éder Militão, do Real Madrid (ESP), já estão garantidos, mas quem será o último nome? Gabriel Magalhães, do Arsenal (ING), é o que parece ser o mais forte concorrente até agora. Lucas Veríssimo, do Benfica, que se recupera de lesão, agrada a Tite e foi citado pelo treinador em entrevista na última terça-feira. Bremer, que acabou de deixar o Torino para defender a Juventus, é outro nome que foi acompanhado de perto na última rodada de observações.
Já é fato público que as três vagas extras da convocação para a Copa do Mundo (serão 26 ao invés dos 23 de sempre) vão para o setor ofensivo. A última lista antes da final do Mundial será um bom indicativo de como Tite pretende distribuir essas posições.

Seleção Brasileira
Enquete Lance!: Confiança no hexa cresce após classificação do Brasil; veja números
Há 2 horas
Seleção Brasileira
Brasil encara a Noruega nas oitavas da Copa do Mundo: quem chega como favorito?
Há 3 horas
Seleção Brasileira
Calor extremo marca treino, e Seleção se refresca como pode nos EUA
Há 3 horas
Seleção Brasileira
Brasil x Noruega: penúltimo treino tem retornos de Raphinha e Rayan
Há 3 horas
Seleção Brasileira
Imprensa mundial repercute meme de Vini Jr e Haaland na Copa
Há 5 horas
Seleção Brasileira
Ancelotti confirma Neymar pronto para jogar 90 minutos
Há 5 horasMais LANCE!

Brasil é favorito contra a Noruega, mas Haaland lidera projeção de gols nas oitavas da Copa

Apesar de provocação, treinador da Noruega nunca conseguiu vazar times de Ancelotti

Lance! Tático: As grandes pioraram ou as pequenas aprenderam a competir? Um raio-x da Copa 2026

'Maldição' persegue quem elimina o Brasil em Copas do Mundo; entenda

Figurinha do Neymar? Panini divulga kit de atualização do álbum da Copa

Imprensa da Noruega sugere Endrick como herói do Brasil

Casemiro vira artilheiro improvável da Era Ancelotti no Brasil

Haaland comenta meme antes de Brasil x Noruega; Vini Jr responde

Ranking de assistências da Copa tem Olise no topo e Bruno Guimarães em alta

Lúcio de Castro: quando Brasil e Argentina inventaram a beleza do futebol

Atacantes assumem protagonismo e Brasil aumenta média de gols na Copa





