Satisfeito com início de Diniz, São Paulo vai rever Mancini no domingo
Contratado no início do ano para ser coordenador do São Paulo, Mancini prometeu que não treinaria o time 'em qualquer hipótese', mas foi interino e saiu após ser preterido por Diniz

O jogo entre São Paulo e Atlético-MG, às 16h de domingo, no Morumbi, será marcado pelo encontro entre Fernando Diniz e Vagner Mancini. A diretoria tricolor cogitou os dois nomes para o lugar de Cuca, que se demitiu no fim de setembro, e acabou optando por Diniz após ouvir a opinião dos líderes do elenco, como Daniel Alves. Irritado com a situação, Mancini deixou o cargo de coordenador-técnico no Morumbi e assumiu o Galo pouco depois.
Ele é um dos principais personagens da conturbada temporada do São Paulo. Contratado no início do ano para substituir Ricardo Rocha, responsável por fazer o "meio de campo" entre diretoria, elenco e comissão técnica, Mancini assegurou em sua apresentação que não assumiria como treinador "em qualquer hipótese".
Bastaram 19 jogos e a eliminação para o Talleres (ARG) na fase preliminar da Libertadores para o cenário mudar. O São Paulo demitiu André Jardine e solicitou a Mancini que dirigisse a equipe interinamente até que o cardiologista de Cuca o liberasse para trabalhar. Ele topou e ficou no banco de reservas em nove partidas, com três vitórias, quatro empates e duas derrotas. No jogo de volta da semifinal do Paulistão, contra o Palmeiras, trabalhou como um auxiliar do estreante Cuca e viu a equipe se classificar nos pênaltis para a decisão.
Até ali, Mancini gozava de prestígio com a diretoria, que ficou ao lado dele na época do desentendimento com Jean, goleiro que ficou um tempo afastado e lhe deu um abraço diante de todo o elenco ao ser reintegrado por Cuca. Quando a Chapecoense tentou levá-lo para substituir Claudinei Oliveira, os dirigentes reiteraram que contavam com ele na função de coordenador.
A relação com Cuca também começou muito bem. Em suas primeiras semanas de São Paulo, o técnico conversava frequentemente com Mancini sobre o time, algo que foi se tornando raro. Pessoas do clube dizem que Cuca não se sentia muito à vontade por imaginar que Mancini poderia assumir o seu lugar em uma eventual crise.
Quando Cuca de fato saiu, o diretor de futebol Raí conversou com Mancini e anunciou publicamente que ele dirigiria a equipe contra o Flamengo. Na noite do mesmo dia, porém, Fernando Diniz foi anunciado e o coordenador pediu demissão. Depois, em um áudio vazado, ele explicaria os seus motivos para a decisão.
- Fui efetivado no cargo, aí quatro horas depois disso o Daniel Alves foi lá pedir o Fernando Diniz. Eles me chamaram e falaram que estavam em dúvida. Eu falei "Ué, se vocês estão em dúvida, vão atrás do Diniz que eu estou indo embora. Tchau".
O São Paulo assegura que jamais tomou a decisão de efetivar Mancini, embora essa possibilidade existisse. Quando se manifestou sobre o caso, Raí disse que "a admiração segue" e que cada um vê a situação "pelo seu prisma".
Hoje, o Tricolor e o Galo estão satisfeitos com o início de seus técnicos. Diniz acumula três vitórias (todas em casa, o que vinha sendo uma dificuldade de Cuca), dois empates e uma derrota e é elogiado pela maneira com que lida com os jogadores, aumentando a confiança deles e melhorando o ambiente. Mancini, por sua vez, dirigiu o Atlético no empate fora de casa contra o CSA e na vitória como mandante diante do Santos. Jogadores e diretoria também têm elogiado o novo treinador.
Antes decidido a trabalhar na parte administrativa, e não mais na beira do campo, Mancini saiu do São Paulo disposto a ser treinador novamente a partir de janeiro de 2020. A boa relação com Rui Costa, com quem trabalhou na Chapecoense e responsável por convidá-lo para assumir o Galo, antecipou os planos.

Futebol Nacional
Brasileirão 2026: veja chegadas e saídas da Série A
Há 1 hora
São Paulo
Como chega o São Paulo para a retomada do Brasileirão? Veja provável escalação
Há 4 horas
São Paulo
Chegada de reforço deve levar Maik a ser emprestado pelo São Paulo
Há 16 horas
São Paulo
São Paulo anuncia contratação de Aurélio Buta
Há 17 horas
São Paulo
São Paulo ainda precisa arrecadar valor milionário para atingir meta de vendas
Há 21 horas
São Paulo
Joia de Cotia entra no radar e projeta espaço no profissional do São Paulo
Há 23 horasMais LANCE!

Dorival ganha reforço importante na reta final da preparação para volta do Brasileirão

Sabino reforça São Paulo antes de retorno do Brasileirão; veja como foi o treino

Quem pode deixar o São Paulo? Veja o cenário de cada jogador e os números

São Paulo anuncia Newton como reforço para temporada

Com gols de Luciano e joia de Cotia, São Paulo vence jogo-treino contra Ferroviária

Grupos dividem indicações para eleição de conselheiros no São Paulo

Cotia completa 21 anos e se consolida como um dos principais ativos do São Paulo

Ex-técnico do São Paulo, Crespo é anunciado por novo clube

Torcedores do São Paulo avaliam nova função de Rafinha: 'Veremos'

São Paulo oficializa Rafinha como executivo de futebol

São Paulo fecha contratação de Aurélio Buta; veja detalhes

São Paulo atualiza situação médica de Sabino, e elenco treina no SuperCT

Palmeiras de 'erro zero' é destaque entre defesas do Brasileirão; veja números



