Palmeiras e Flamengo farão a 5ª final de Libertadores entre times do mesmo país
Esta será a 4ª vez em que clubes brasileiros decidem a principal disputa do continente

Chegar em uma final de Libertadores é o sonho de todo clube de futebol da América do Sul. Um momento raro, cobiçado por equipes de todo o continente. Mais raro ainda, no entanto, é o fato de times do mesmo país se encontrarem na grande decisão sul-americana. É o caso de Palmeiras e Flamengo, que se enfrentam neste sábado, às 17 horas, no Estádio Centenário, em Montevideo, no Uruguai.
Em 62 edições da competição - a primeira foi realizada em 1960 -, esta será apenas a 5ª vez em que rivais do mesmo país se encaram na final. Curiosamente, é a 4ª oportunidade em que brasileiros decidem o título frente a frente.
A primeira vez que isso ocorreu foi em 2005, quando Athletico Paranaense e São Paulo disputaram a taça. Após empate em 1 a 1 no jogo de ida, o Tricolor goleou por 4 a 0, no Morumbi, com gols de Amoroso, Luizão, Diego Tardelli e Fabão, e conquistou o seu tricampeonato.
No ano seguinte o fato se repetiu, novamente com o São Paulo na decisão. O adversário, porém, foi o Internacional, que acabou se sagrando campeão ao vencer a partida de ida em terras paulistas por 2 a 1 e segurar o empate em 2 a 2 no Beira-Rio, ficando com a taça pela primeira vez.
Após as dobradinhas brasileiras no início dos anos 2000, duas equipes do mesmo país só voltariam a decidir a Libertadores em 2018, quando River Plate e Boca Juniors se encontraram na grande decisão. Após empate em 2 a 2 em La Bombonera, o River ficou com o título ao bater o rival argentino por 3 a 1 - 1 a 1 no tempo normal - na final disputada no Santiago Bernabéu, na Espanha.
Na temporada passada, outra decisão brasileira. Palmeiras e Santos duelaram no Maracanã, em final única, e o Alviverde terminou com a taça ao bater o Peixe por 1 a 0, gol de Breno Lopes, já nos acréscimos do 2º tempo.

Botafogo
Tiquinho volta a marcar e se aproxima de recorde no Botafogo
Há 2 anos
São Paulo
Calleri entra no top 10 dos estrangeiros com mais gols na história do Brasileirão
Há 2 anos
Flamengo
Pedro iguala marca de Romário no Flamengo
Há 2 anos
Fluminense
Com média de um gol por jogo, Cano ameaça recorde de Fred pelo Fluminense na Libertadores
Há 2 anos
Vasco
Léo Jardim, do Vasco, se torna o segundo goleiro com mais defesas no Brasileirão
Há 2 anos
Vasco
Aproveitamento do Vasco quase triplicou desde a chegada de Ramón Díaz
Há 2 anosMais LANCE!

Vasco volta a vencer três jogos seguidos no Brasileiro após mais de três anos

Dorival Jr. se torna o segundo técnico com mais títulos na história da Copa do Brasil

Estrangeiros ultrapassam os 100 gols no Brasileirão 2023

Ataque do Vasco encerra marcas negativas no Brasileiro

Richarlison desencanta e atinge marca expressiva na Premier League

Pikachu fica perto de entrar em lista histórica de artilheiros do Fortaleza

Com menos jogos, Flamengo já iguala marcas negativas de 2022

Marquinhos iguala recorde de Ricardo Gomes na Seleção Brasileira

Neymar se torna um dos dez maiores artilheiros da história das Eliminatórias

Messi iguala Suárez como maior artilheiro da história das Eliminatórias da América do Sul

Com grande atuação, André entra no top 3 dos maiores ladrões de bola na Libertadores

Cano assume a artilharia da Libertadores e bate novo recorde pelo Fluminense

Botafogo vem tendo sua maior média de gols dos últimos 15 anos



