Vasco x Americano - Marrony

Marrony renovou com o Vasco até 2023 (Paulo Sérgio/Agência F8)

André Schmidt
20/02/2019
09:20
Rio de Janeiro (RJ)

Desde que a bola é redonda e o gol retangular que espera-se gols de um atacante. É o objetivo mais óbvio e natural da posição. No entanto, é cada vez mais cobrado do jogador também uma participação mais efetiva sem a bola. De preferência, sem que se abra mão da eficiência ofensiva. E é aí que Marrony tem se destacado.

Artilheiro do Vasco na temporada com quatro gols marcados, tendo ainda contribuído com uma assistência e um pênalti sofrido - o decisivo, contra o Juazeirense, que manteve a equipe na Copa do Brasil -, o jovem de apenas 20 anos é também o líder de desarmes do time na temporada com 12 roubos de bola, 11 apenas no Estadual. Entre os atacantes do Carioca, é o que mais desarmou, junto com Everaldo, do Fluminense, porém, com um jogo a menos que o tricolor - 6x7.

A participação defensiva de Marrony, que muitas vezes alterna de lado com Pikachu mas que tem no lado direito o seu setor predileto, tem sido fundamental para o bom funcionamento da equipe de Alberto Valentim. Pressionando mais os laterais adversários, o Cruzmaltino tem tido mais facilidade para frear o jogo aéreo adversário, um dos problemas em 2018.

Apesar de ser o time que mais cede cruzamentos no Carioca, com 151 tentativas, dá ao rival um baixo aproveitamento no fundamento, permitindo completar apenas 19,9% dos levantamentos, a segunda melhor marca ficando atrás apenas do Fluminense, de acordo com números do Footstats. Um dado que ajuda a explicar o fato da equipe ter sofrido apenas quatro gols em oito jogos disputados no ano, somente um de cabeça - de João Carlos, do Volta Redonda.

Alto, rápido, jovem, goleador e participativo também sem a bola, Marrony surge neste início de 2019 não apenas como um destaque do Vasco, mas do futebol brasileiro. Com qualidades individuais, é um jogador que tem contribuído bastante também para o coletivo, se tornando fundamental para o time de Valentim neste início de temporada.

MARRONY EM 2019
-Dados do Footstats

7 jogos
4 gols
1 passe para gol
​9 assistências para finalização
​8 finalizações certas
4 finalizações erradas
3 dribles certos
12 desarmes certos