Simon Yates

Simon Yates concluiu a penúltima etapa da Volta da Espanha na terceira colocação (Foto: Divulgação)

LANCE!
15/09/2018
14:24
Alto de la Gallina (ESP)

Apesar de o espanhol Enric Mas, da Quick Steps, ter levado a vitória na penúltima etapa da Volta da Espanha, foi o britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott) quem se aproximou da vitória final. Na chegada ao Alto de la Gallina, em Andorra, neste sábado, Enric Mas bateu o colombiano Miguel Ángel López (Astana) num sprint a dois, enquanto o britânico concluiu a prova na terceira colocação, ampliando a diferença para o vice-líder em 1m46s e não pode mais ser alcançado.

Mesmo sem ter alterado o líder, a 20ª etapa disputada neste sábado provocou muitas modificações nos primeiros lugares. O espanhol Enric Más (Quick Steps) travou intenso duelo nos 10km finais com o colombiano Miguel Angel López (Astana), abrindo do pelotão, e deixou 23s atrás e quase um minuto para o quarto colocado.

Assim, Más que era o quarto colocado, passou para o segundo lugar geral. López, que vinha em quinto, subiu para terceiro. Desta forma, os dois, que são novos e estavam disputando a camisa de melhor jovem, também saem como os grandes vencedores ao chegarem ao pódio.

O grande derrotado acabou sendo Alejandro Valverde. Embora tenha assegurado a camisa verde (melhor velocista), o espanhol da Movistar queria o título principal, mas não suportou a dureza da etapa, com seis montanhas e chegada em monte de nível 1 (maior dificuldade). Ele esteve no pelotão até os 5km finais, porém, nem mesmo com a ajuda de seu companheiro de equipe Nairo Quintana – que largou a disputa pelo primeiro lugar para auxiliá-lo – conseguiu obter uma marca melhor.

Com isso, Valverde caiu de segundo para quinto. Gosto amargo para um ciclista que antes das duas últimas etapas estava 35s atrás de Yates e hoje está a 4m28. E ainda complicou Quintana, que tentava ao menos o Top4 e caiu para oitavo na geral.