Na Itália, Avancini conquista o título mundial de Mountain Bike Maratona

Brasileiro vem realizando grande temporada em 2018 e faturou o título ao cruzar a linha de chegada apenas dois segundos antes do austríaco Daniel Geismayr

Henrique Avancini
Atleta da equipe Cannondale Factory Racing conquistou, em Auronzo do Cadore, o título mundial de Mountain Bike Maratona (Foto: Divulgação)

Escrito por

Mais uma grande conquista para a conta de Henrique Avancini em 2018. Em disputa realizada neste sábado, em Auronzo di Cadore, na Itália, o brasileiro, que é atleta da equipe Cannondale Factory Racing, sagrou-se campeão do Mundial de Maratona UCI MTB. O resultado é surpreendente, principalmente pela recuperação do ciclista, que disputou a mesma competição em 2017 e terminou em 30º lugar.

A cansativa corrida, realizada em um percurso de 120 quilômetros com mais de 4.000 metros de altimetria acumulada, foi concluída por Avancini no tempo de 5 horas 8 minutos e 28 segundos. O atleta alcançou a vitória após intensa disputa contra o austríaco Daniel Geismayr, que chegou dois segundos mais tarde. O colombiano Hector Leonardo Paez Leon foi o terceiro a cruzar a linha, com menos de dez segundos de diferença para Daniel.

O resultado é de grande importância para Henrique Avancini, que vem realizando uma grande temporada e assume o posto de número 2 no ranking da União Ciclística Internacional (UCI).

Na Copa do Mundo de XCO, a regularidade e dedicação foram as principais marcas de Avancini, único atleta a pedalar entre os 20 primeiros colocados em todas as 13 etapas. No total, foram cinco pódios conquistados e o brasileiro ainda venceu a prova de short track, em Andorra, pequeno principado entre França e Espanha. Na classificação geral, ele ficou em quarto e foi campeão por equipes com a Cannondale Factory Racing.

No Brasil, o atleta também se destacou nas duas provas mais importantes disputadas no país, sendo vencedor da etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike e campeão brasileiro em julho, vitória que lhe deu o direito de vestir a camisa verde e amarela no exterior.

Para encerrar a temporada, que é a melhor de sua carreira, Henrique Avancini volta ao seu país de origem em outubro para disputar a Brasil Ride ao lado do alemão Manuel Fumic. O objetivo do atleta é repetir as conquistas de 2013 e 2017.

Confira mais resultados deste sábado:
1. Henrique Avancini (Brazil) 5:08:28
2. Daniel Geismayr (Austria) 5:08:30
3. Hector Leonardo Paez Leon (Colombia) 5:08:35
4. Mathias Flueckiger (Switzerland) 5:10:09
5. Samuele Porro (Italy) 5:10:10
6. Alexey Medvedev (Russia) 5:10:28
7. Kristian Hynek (Czech Republic) 5:12:17
8. Andreas Seewald (Germany) 5:14:10
9. Juri Ragnoli (Italy) 5:14:27
10. Ole Hem (Norway) 5:17:00

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter