Yates vence 14ª etapa da Volta da Espanha

Yates chegou atrás apenas de Pinotna etapa de ontem e abriu frente para Valverde (Foto: Divulgação/La Vuelta)

LANCE!
14/09/2018
14:59
Lérida (ESP)

Simon Yates, da Mitchelton, praticamente assegurou o título da Volta da Espanha-2018. Na etapa desta sexta-feira, a 19 e antepenúltima – Lelida-Andorra de 154km em montanha – o britânico terminou em segundo lugar. Com isso, conseguiu retirar seis segundos de seu tempo na classificação (bônus pela vice-liderança) e chegou 1m07s na frente do segundo colocado, Alejandro Valverde, espanhol da Movistar.

Assim, a diferença entre os dois ponteiros, que no começo da etapa era de apertado 25s, passou para 1m37s. Como resta a duríssia etapa de montanha de hoje e amanhã rolará uma etapa plana na qual todos os ciclistas chegarão em Madri no mesmo pelotão e com o mesmo tempo, tudo indica que Yates, pela primeira vez na carreira, ganhará uma das três grandes provas do ciclismo (Giro da Itália, Tour de France e Volta da Espanha).

O vencedor
O vencedor da etapa foi o francês Thibau Pinot, da FDJ, com o tempo de 3h42min05, 11s à frente de Pinot. O holandês Steven Kruijswijk chegou em terceiro, enquanto Valverde foi apenas o oitavo.

A decepção
A decepção foi, mais uma vez, Nairo Quintana. O principal escalador do pelotão dos líderes e que caiu de quarto para sexto na classificação tinha chance de voltar à brigar pelo título na dura etapa de hoje. Porém, sua bicicleta furou o pneu quando restavam 3km para o fim, o colombiano teve de trocá-la e terminou apenas em décimo.

No sábado, a etapa mais dura
O sábado é o dia da penúltima etapa, bastante esperada, pois é a mais dura da La Vuelta: conta com seis montanhas de dificuldades variadas entre 1 e 3, largada em Andorra estilo Formula 1, num grid, e chegada 97km, em Coll de la Gallina, no alto do morro.