Vôlei de Praia: CBV divulga lista de duplas inscritas no Circuito Brasileiro

Datas da competição também foram divulgadas pela confederação. Quatro medalhistas olímpicos, seis mundiais e seis pan-americanos estão inscritos para a disputa

Circuito Mundial de Vôlei de Praia
Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Escrito por

A lista de duplas inscritas para a primeira etapa do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia da temporada 2018/2019 foi definida nesta segunda-feira. O torneio que acontece em Palmas (TO), de 12 a 16 de setembro, recebeu 83 inscrições para os torneios masculino e feminino, e terá a presença de medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos.

Com 24 duplas em cada gênero, a competição coloca as 16 melhores, no ranking de entradas, já pré-classificadas para a fase de grupos. As outras oito vagas em cada naipe são disputadas no classificatório, com partidas eliminatórias diretas na quarta-feira, do masculino e quinta-feira do feminino.

Ao todo, são quatro medalhistas olímpicos na lista de inscritos: Alison, ouro na Rio-2016 e prata em Londres-2012, Bárbara Seixas, prata na Rio-2016, Juliana, bronze em Londres-2012, e Márcio Araújo, prata em Pequim-2008. Além deles, estarão na disputa seis campeões mundiais e seis medalhistas pan-americanos.

Alison e André, Evandro e Vitor Felipe, Thiago e George, Jô e Léo Vieira, fazem parte das 16 equipes já garantidas pelo ranking de entrada. Vinícius e Moisés, Fernandão e Ramon Gomes, Hevaldo e Arthur Lanci, e Eduardo Davi e Adrielson, também estão pré-classificados à fase de grupos. Completam a lista as duplas: Nilton e Felipe Cavazin, Lipe e Fábio, Márcio Gaudie e Vinícius Cardoso, Oscar e Luciano, Luccas Lima e Bernardo Lima, Miguel e Guto, Marcus e Pedro Henrique, e Averaldo e Rodrigo Bernat. Além deles, outras 30 duplas disputam oito vagas no classificatório.

Já no torneio feminino, Ana Patrícia e Rebecca, Carol Solberg e Maria Elisa, Fernanda Berti e Bárbara Seixas, Tainá e Victoria, são parte das pré-classificadas. Josi e Lili, Elize Maia e Maria Clara, Juliana e Andressa, Taiana e Vivian, Carolina Horta e ngela, também estão nas duplas do ranking de entrada. Completam a lista Val e Naiana, Izabel e Thati, Rachel e Érica Freitas, Andrezza e Neide, Aline e Diana, Flávia e Bárbara Ferreira, e Juliana Simões e Eunyce. Outros 21 times lutam pelas oito vagas no classificatório.

Os jogos da fase de grupos, a partir do dia 13 de setembro, quinta-feira, e serão transmitidos ao vivo, pelo Facebook e site oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Já as disputas de medalha dos dois naipes, no sábado, dia 15, a partir das 19h, e domingo, dia 16, a partir das 10h, serão exibidas ao vivo exclusivamente pelos canais SporTV.

A segunda etapa do Circuito Brasileiro Open será em Vila Velha (ES) entre os dias 24 e 28 de outubro, enquanto a terceira parada ocorre em Campo Grande (MS), de 21 a 25 de novembro. Em 2019, outras etapas da temporada serão realizadas. As datas e cidades ainda serão divulgadas pela CBV.

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição vai distribuir R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

SISTEMA DE DISPUTA
Os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final. Desta etapa em diante o torneio segue em formato eliminatório direto até a decisão. A final masculina acontece na noite de sábado, enquanto a disputa do ouro no torneio feminino fica para a manhã de domingo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter