Viviani vence décima etapa da Volta da Espanha; Yates lidera disputa

Ciclista italiano da Quick-Step Floors venceu sua segunda prova na Volta da Espanha 2018 nesta terça; britânico Simon Philip Yates mantém a camisa vermelha

Elia Viviani
Elia Viviani venceu etapa de Volta da Espanha nesta terça-feira (Foto: DIvulgação/La Vuelta)

Escrito por

O italiano Elia Viviani, graças a um grande trabalho de sua equipe, a Quick Steps, sagrou-se o vencedor da décima etapa da Volta da Espanha, Salamanca-Fermoselle, de 177km, com o tempo de 4h08m08. A prova desta terça-feira, que teve os últimos quilômetros em retão, acabou favorecendo os sprinters, que deixaram o ataque para os últimos 300 metros.

Peter Sagan – eslovaco tricampeão mundial, que defende a Bora e tem o mais alto salário do ciclismo mundial (R$ 1,5 milhão/mês) – terminou em segundo lugar pela terceira vez nas últimas quatro etapas de La Vuelta e, mesmo sem ter vencido nenhuma, assumiu a liderança da camisa verde (para o campeão por pontos, exatamente o que os velocistas buscam nas grandes provas). Ele foi para 83 pontos, contra 81 do agora vice-líder Alejandro Valverde, espanhol da Movistar. Viviani é o terceiro, com 66.


Já na disputa pelo título principal por tempo, a classificação geral (camisa vermelha), os líderes chegaram no pelotão da frente, com o mesmo tempo do vencedor. Assim, o britânico Simon Yates, da Mitchelton, segue na frente com apenas um segundo de diferença para o espanhol Alejandro Valverde e 14 segundos para o colombiano Nairo Quintana, os dois da Movistar.

A prova
O grande momento ocorreu na reta final, quando Viviani contou com um gregário (ajudante de sua equipe) que fez toda a diferença: Fabio Sabatini. O italiano puxou o ataque quando faltavam 600 metros e, restando 200m, saiu da disputa, já com Viviani na frente. Sagan vinha atrás, mas ironicamente ficou preso com Viviani na frente e Sabatini ao centro, quando saiu das rodas dos dois, não tinha mais como vencer.

– Esta foi a minha 17 vitória na soma de toda temporada e foi a que teve o melhor trabalho de equipe. Simplesmente perfeito – disse Viviani.

Outras camisas
Valverde, por estar bem colocado tanto na classificação geral quanto por pontos, lidera a camisa combinada (soma das três modalidades, montanha, pontos e geral). Já o espanhol Luis Mate (Cofidis) permanece na frente entre os montanhistas, com 60 pontos contra 33 do americano Benjamin King (Dimension).

Próxima disputa
Mate pode aumentar essa diferença na prova de Mombuey-Ribeira Sacra, 207,8km. A etapa desta quarta-feira tem quatro montanhas (que vale ponto a cada chegada no alto). E mais uma vez, possibilidade de um sprinter vencer, com chegada plana.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter