Vinicius Figueira perde de virada e leva a prata no Mundial de Caratê

Apesar do revés na final contra o francês Steve dacosta, o brasileiro ficou ainda mais próximo de conseguir um posto na parte de cima do ranking olímpico

Vinicius Figueira conquistou a medalha de prata no Mundial de Caratê
Em disputa neste sábado, Vinicius Figueira conquistou a medalha de prata no Mundial de Caratê (Foto: Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br)

Escrito por

Treze finais foram disputadas neste sábado, pelo Campeonato Mundial de Karatê, disputado em Madrid. Porém, as atenções dos brasileiros se voltaram para apenas uma: a da categoria até 67kg, que tinha Vinícius Figueira representando o país contra o francês Steve Dacosta. Esta foi a primeira vez que os lutadores se encontraram e, apesar de ter realizado um bom confronto, Vinícius perdeu de virada, por seis a cinco, e encerrou sua participação na disputa com a medalha de prata.

Com o resultado, o brasileiro deu um grande passo rumo aos Jogos Olímpicos, que o deixou próximo do topo da classificação devido a boa campanha em Madrid. A caminhada de Vinícius até o segundo lugar não teve simplicidade, mas foi regida com maestria. Na primeira rodada, o brasileiro venceu o belga Jess Rosiello. Em seguida, foi mais um triunfo sobre o polonês Milosz Sabiecki.

Em seguida, Vinícius passou com facilidade pelo húngaro Yves Martial Tadissi.
Pelas oitavas de final, venceu o egípcio Ali Elsawy, quarto na briga pela vaga nas Olimpíadas, por 2 a 1, e subiu mais um degrau no ranking. Nas quartas de final, o brasileiro venceu o jordaniano Abdel Rahman Almasatfa, líder na disputa por vaga em Tóquio, por 1 a 0 e chegou à semifinal.

Na disputa da fase, Vinícius começou em desvantagem, perdendo por 1 a 0 para o chileno Camilo Velozo, mas alcançou a virada por 3 a 1 com um chute na cabeça do rival e avançou à finalíssima.

A última competição deste ano que pode definir vaga para os Jogos Olímpicos acontece no início de dezembro, em Shangai. Entretanto, os atletas da modalidade ainda terão até 2020 para buscar as melhores colocações até 2020, quando será definida a classificação olímpica.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter