Kansas City Chiefs x San Francisco 49ers - Super Bowl

Kansas City Chiefs venceu o último Super Bowl contra o San Francisco 49ers (Foto: JAMIE SQUIRE / AFP)

João Brandão
09/09/2020
13:06
Rio de Janeiro (RJ)

Após o Super Bowl em Miami entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers foram meses de incertezas para o fã da NFL. No entanto, dia 10 de setembro a principal liga de futebol americano do mundo está de volta em uma temporada complicada de fazer prognósticos por conta da pandemia da Covid-19 nos Estados Unidos e sem saber o efeito que isso pode ter nos vestiários e nos elencos de cada franquia.

Por conta do novo coronavírus, a NFL deu opção para jogadores não atuarem nesta temporada e continuarem recebendo uma parte de seus salários. Com isso, muitos times já sofreram enormes perdas, sendo o New England Patriots, franquia hegemônica do século XXI, o mais prejudicado com oito atletas optando por não entrarem em campo neste ano.

Temporada na pandemia

Em entrevista ao LANCE!, Antony Curti, comentarista dos canais ESPN, disse ser muito difícil fazer uma avaliação para esta temporada, mas acredita que times que tenham continuidade podem prevalecer sobre outros que estão passando por mudanças.

- Prognóstico vai ser muito difícil de fazer, porque diferente do futebol, no futebol americano há uma posição muito importante que é a de quarterback. Se eventualmente algum time perder seu titular por três, quatro jogos, complica muito. Eu estaria inclinado, em uma situação normal, em apostar no Dallas Cowboys vencendo sua divisão, mas mudou técnico, coordenador, então eu aposto no Philadelphia Eagles por questão de continuidade. Esse é um fator importante para a gente ficar de olho nessa temporada.

QB Patrick Mahomes
Mahomes deve seguir fazendo diferença na NFL (Usa Today)

Surpresas

Paulo Antunes, comentarista de esportes americanos ESPN desde 2006, também conversou com o L! e atentou para a dificuldade da NFL em controlar jogadores e staff técnico durante a pandemia da Covid-19, o que faz com que seja uma temporada marcada pela incerteza. No entanto, o esporte por si só já traz surpresas anuais.

- O que a gente não pode esquecer é que todo ano tem times que foram mal na temporada anterior, brilhando (na seguinte). Sempre tem cerca de quatro a cinco times novos nos pós-temporada. A paridade é algo impressionante no mundo da NFL. O Indianapolis Colts pode melhorar bastante, enquanto o Houston Texans perdeu muitas peças. O Cleveland Browns tem talento, mas jogou mal no ano passado. É algo para a gente ficar de olho.

Baker Mayfield faz um passe na vitória do Cleveland Browns sobre o Baltimore Ravens
Baker Mayfield é esperança dos Browns (Jason Miller - Getty Images)

Destaques

Além das surpresas, as franquias que se destacaram na última temporada, como Kansas City Chiefs, Baltimore Ravens, New Orleans Saint e San Francisco 49ers são cotados como favoritos à conquista do troféu Vince Lombardi em Tampa Bay. Curti acredita que o time comandado por Drew Brees pode chegar na final, apesar de ressaltar que a Conferência Nacional (NFC) será muito disputada.

- O Lamar Jackson precisa melhorar o jogo aéreo para combater o ajuste defensivo dos rivais. Ele é um jogador de alto nível, que briga para ser MVP e os Ravens são um dos favoritos ao título. Mas pegando elenco por elenco e considerando a posição de quarterback, eu vou de Chiefs e Saints. O Kansas tem Mahomes, o melhor quarterback da NFL, enquanto os Saints sanou uma deficiência que era ter um segundo recebedor (a equipe trouxe Emmanuel Sanders) para além do Michael Thomas.

Kansas City Chiefs x San Francisco 49ers - Super Bowl
49ers segue sendo um dos favoritos para o Super Bowl (Foto: AL BELLO / AFP)

Para Paulo Antunes, não tem como descartar os dois últimos finalistas e o comentarista acredita que o elenco do San Francisco 49ers é o mais completo da Conferência Nacional para chegar no Super Bowl em fevereiro. No entanto, o analista lembrou de outros nomes que podem dar a volta por cima neste ano.

- Você pega um time como o Philadelphia Eagles em que ano passado teve muita lesão no corpo de recebedores e a equipe ficou completamente prejudicado, mas é uma franquia que pode voltar. Os Saints vencem 13 jogos todo ano, mas o Drew Brees nos playoffs deixa a desejar se a gente comparar com os números de temporada regular. O San Francisco 49ers é um time tão completo defensivamente e ofensivamente, o Kyle Shanahan é tão bom e tão criativo. É difícil apostas contra os 49ers, pois eles tem todas as peças para irem longe novamente.

Nesta temporada da NFL, ao contrário das últimas, sete equipes de cada conferência irão se classificar para os playoffs, enquanto até o ano passado somente seis franquias se classificavam para a pós-temporada. A melhor franquia da AFC e da NFC irão descansar uma semana após a temporada regular. Os outros seis times de cada conferência duelam para conquistarem uma vaga na semifinal da competição. São 32 times sonhando em estar, no dia sete de fevereiro de 2021, no paraíso e o nome do paraíso se chama Raymond James Stadium.