Retrospectiva do Internacional: uma taça e muitos tropeços
Projeção era disputar o título em todas os torneios, mas só um veio

No começo de 2025, a projeção era disputar o título nas quatro competições do calendário – campeonatos Gaúcho e Brasileiro e copas do Brasil e Libertadores. No fim do ano, o balanço do Internacional tem uma taça e muitos tropeços – duas eliminações e um quase rebaixamento. No meio de tudo, a demissão de dois técnicos, fofoca conjugal, chuva de papel picado fora de hora, frases polêmicas e uma campanha que só não deve ser esquecida porque precisa servir de lição.
➡️Tudo sobre o Colorado agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Internacional
Arrancada da esperança
Após uma série de 16 jogos invictos na reta final do Brasileirão de 2024, o Inter de Rogar Machado iniciou 2025 com uma arrancada que dava esperança ao torcedor. Buscando impedir a conquista do octa estadual do Grêmio, fez um Gauchão impecável, invicto, com uma vitória incontestável na primeira partida da final, na casa do rival, e a retomada da taça, no duelo decisivo, em casa.
O título estava dentro dos planos. A direção e a comissão técnica queriam a taça no armário e pretendiam brigar para chegar pelo menos nas quartas de final das copas e encerrar o Brasileiro entre os cinco primeiros. Passada a conquista local, o resto foi pelo ralo.
Os números no Gauchão
- Vitórias 9
- Empates 3
- Aproveitamento 83,3%
- Gols pró 24
- Gols contra 6

Eliminações nas copas
Na Copa do Brasil, o susto veio já na estreia, na terceira fase. Contra um desconhecido Maracanã, o Inter sofreu para vencer em casa por 1 a 0, precisando cruzar 76 bolas na área – e o gol não saiu em um desses lances. Nas oitavas de final, caiu para Fluminense, com uma derrota por 2 a 1 em casa e um empate em 1 a 1 no Maracanã.
Antes da partida, uma fofoca conjugal caiu feito bomba no vestiário. Envolvendo jogadores e suas famílias, além da comunicação do clube, que fez postagem em tom de meme nas redes sociais. A queda e a notícia abalaram o grupo, que não se recuperou mais.
Os números na Copa do Brasil
- Vitórias 2
- Empates 1
- Derrotas 1
- Aproveitamento 58,3%
- Gols pró 6
- Gols contra 3
Quatorze dias depois, nova eliminação, dessa vez na Libertadores. Na ida, no Maracanã, 1 a 0 para Rubro Negro. Na volta, 2 a 0 para o time carioca, com direito outra partida entre as duas equipes, na abertura do returno, com outra vitória do Fla, 3 a 1, no Beira-Rio.
Antes do jogo da queda, um fiasco que representa o ano colorado. No momento em que as equipes entravam em campo, o clube havia preparado uma chuva de papel, a fim de motivar os torcedores e o time. Feito com pedaços laminados e arremessados de um local impróprio, devido ao vento, o material tomou conta do gramado, atrasou o início do jogo e esfriou a equipe e o público.
Números na Libertadores
- Vitórias 3
- Empates 2
- Derrotas 3
- Aproveitamento 45,8
- Gols pró 12
- Gols contra 11

De mal a pior no Brasileirão
No Brasileirão, após um começo promissor, com um empate em 1 a 1 com o Flamengo e uma goleada de 3 a 0 sobre o Cruzeiro, que ajudaram a ampliar o recorde de invencibilidade de Roger Machado, de 16 (só no Brasileiro), em 2024, para 17 (incluindo Gauchão e o começo da Libertadores), em 2025, o Inter começou a descer a ladeira.
Não conseguiu repetir bons desempenhos, nem engatar uma sequência de resultados favoráveis. Começou a ter que buscar resultados e tomou duas goeladas em sequência – para Corinthians e Botafogo. Demitiu Roger Machado em setembro, após perder o Gre-Nal do segundo turno em casa, de virada.
Veio Ramón e Emiliano Díaz e nada mudou. A dupla argentina venceu três partidas, empatou cinco e perdeu outras cinco. Uma delas, por 5 a 1 para o Vasco. Após a goleada para o Gigante da Colina, a dupla caiu e, na aposta da mística, veio Abel Braga.
O técnico campeão da Libertadores e do Mundial em 2006 perdeu para o Tricolor Paulista e venceu o Bragantino. Como estava em 18º, dependeu de resultados paralelos. E eles vieram. Abelão disse que a campanha devia servir de lição para não ser repetida em 2026.
A campanha no Brasileirão
- Vitórias 11
- Empates 11
- Derrotas 16
- Aproveitamento 38,6%
- 44 gols pró
- 57 gols contra

Polêmicas na casamata
Na reta final do Brasileirão, o Colorado acabou envolvido em duas polêmicas com muita repercussão nas redes sociais. Primeiro, o técnico Ramón Díaz disparou uma frase machista após o Inter empatar em 2 a 2 com o Bahia no Beira-Rio. Na coletiva, o argentino que chegou em setembro e foi demitido no final de novembro tascou:
– Não pode acontecer com um clube tão importante o que aconteceu [sair vencendo por 2 a 0 e ceder o empate]… não pode… porque o futebol é para homens, não é para meninas.
O pedido veio somente na manhã seguinte, em um texto protocolar nas redes sociais. Dias depois, foi a vez de Abel Braga, que assumia por dois jogos, para salvar o time do rebaixamento, largar uma declaração homofóbica:
– Eu fiz uma brincadeira... Eu falei: 'Pô, eu não quero a porra do meu time treinando de camisa rosa, parece time de veado.
A desculpa também veio nas redes sociais do técnico. Depois, em um pronunciamento antes da coletiva seguinte, após o 3 a 0 para o São Paulo:
– Fui relatar uma brincadeira juvenil. Já me desculpei. Não deveria ter falado nada naquele momento. Eu perdi um filho com 19 anos. Quem perde um filho não é homofóbico. Quero que vocês entendam isso, tá?

Futebol Internacional
Dirigente do Ind. Rivadavia nega saída de Arce, alvo do Internacional
Há 10 minutos
Fora de Campo
PC Oliveira encerra polêmica de Palmeiras x Inter; Felipe Melo discorda
Há 11 horas
Fora de Campo
Gol perdido em Palmeiras x Internacional revolta torcedores: 'Desaprendeu'
Há 23 horas
Futebol Nacional
Melhores momentos: Palmeiras empata com o Internacional em casa pelo Brasileirão
Há 1 dia
Fora de Campo
Decisão da arbitragem em Palmeiras x Internacional revolta: 'Não existe'
Há 1 dia
Fora de Campo
Lance em Palmeiras x Internacional enlouquece torcida: 'Milagre'
Há 1 diaMais LANCE!

Boca Juniors anuncia a contratação de Enner Valencia, ex-Inter

Clique e vote: no Dia dos Pais, escolha a 'paternidade' mais significativa do Brasil

Palmeiras 0 x 3 Internacional no Brasileirão 2011; hat-trick de Damião no Pacaembu

Dia dos Pais: as maiores 'paternidades' entre o G-12 do futebol brasileiro

Palmeiras x Internacional: escalações e onde assistir ao jogo pelo Brasileirão

Internacional faz post provocativo ao Corinthians após classificação

Torcida do Corinthians aponta culpado por queda para o Inter: 'Parabéns'

Tabela da Copa do Brasil: veja datas dos jogos das quartas

Dê suas notas: avalie os jogadores em Corinthians x Internacional, na Copa do Brasil

Torcida do Corinthians manda recado a Diniz após queda para o Internacional

Quartas de final da Copa do Brasil: veja os times classificados

Corinthians vence, mas é eliminado pelo Internacional na Copa do Brasil

Matheus Cunha vira assunto em Corinthians x Internacional



