Argentinos brincam com 7 a 1, mas ‘murcham’ com os 5 a 0 de 1993

Jornalistas que cobriam Argentina x Paraguai tentaram fazer piada com o famoso 7 a 1, mas foram lembrados dos 5 a 0 que a albiceleste levou em casa da Colômbia

Argentina 0 x 5 Colombia  - Eliminatorias para a Copa do Mundo de 1993
Em 5 de setembro de 1993, a Colômbia aplicou a maior goleada sofrida em casa pela Argentina (Foto: Reprodução)

Escrito por

Antes do duelo entre Argentina x Paraguai, pela segunda rodada do Grupo B da Copa América, no Mineirão, um grupo de jornalistas argentinos estava brincando com brasileiros sobre o famoso 7 a 1 sofrido para a Alemanha na Copa de 2014, que aconteceu também no Gigante da Pampulha.

A provocação começou quando os jornalistas do país vizinho notaram que um grupo era de jornalistas de veículos brasileiros, incluindo um repórter do LANCE!, que lembrou os hermanos que não somos os únicos pródigos em vexames dentro de casa.

A "invertida", que deixou os vizinhos menos animados com a piada do 7 a 1, começou quando foi citado o dia 5 de setembro de 1993, em um duelo válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1994 contra a Colômbia, que aplicou um sonoro 5 a 0 em pleno Monumental de Nuñez, o que quase causou a perda da vaga argentina para o Mundial. A equipe albiceleste teve de disputar a repescagem contra a Austrália para carimbar a vaga para a terra do Tio Sam.

Após serem rememorados , os jornalistas argentinos diminuíram o ímpeto de zoações com os brasileiros, ainda mais depois do suado empate por 1 a 1 com o Paraguai, que coloca a equipe de Messi sob ameaça de ficar fora das quartas de final da Copa América.

Como foi o 5 a 0 da Colômbia sobre a Argentina em Buenos Aires

O confronto entre Argentina x Colômbia aconteceu no dia 5 de setembro de 1993, em Buenos Aires, no Estádio Monumental de Núñez, e foi válido pela última rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994. Até então, nenhum time havia conseguido golear os hermanos em seu território. Mas a geração de Valderrama, Rincón e Asprilla estava em grande fase e foi a sensação da eliminatória, classificando-se com relativa tranquilidade.

Só que o favoritismo no jogo era do time da casa, que contava com nomes de força internacional como Batistuta, Simeone e Fernando Redondo. Porém, os colombianos humilharam a Argentina, que quase ficou de fora do Mundial, tendo de buscar sua vaga na repescagem diante da Austrália. Os gols foram marcados por Rincón (2), Valência e Asprilla (2).

Duas marcas também deixam o jogo como histórico: até a goleada para a Colômbia, a Argentina estava 31 jogos sem perder, desde a final da Copa de 1990, quando foi derrotada por 1 a 0 pela Alemanha, ficando com o vice-campeonato mundial na Itália. Além da quebra da invencibilidade, foi a primeira derrota dos hermanos em casa por jogos de eliminatórias.

A goleada foi tão marcante no futebol colombiano que até hoje serve de inspiração para comerciais e telenovelas do país, que considera o seu maior triunfo na história do futebol.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter