Há quase 30 anos, time histórico do Cruzeiro empatou com equipe de Arsène Wenger no Japão

A equipe foi campeã estadual e do Campeonato Mineiro naquela temporada

PorEduardo StatutiBelo Horizonte (MG)
29/06/2026 07:05
Equipe histórica do Cruzeiro de 1996, da esquerda para direita: Dida, Vitor, Gelson Baresi, Célio Lúcio, Fabinho e Nonato. Embaixo: Marcelo Ramos, Palhinha, Cleisson, Ricardinho e Roberto Gaúcho
Time histórico do Cruzeiro de 1996 (Foto: Divulgação Cruzeiro)

Em clima de Brasil x Japão pela Copa do Mundo, o Lance! relembra um dos confrontos mais emblemáticos do Cruzeiro contra equipes japonesas. Há 30 anos, em 1996, a Raposa empatou com o tradicional Nagoya Grampus, na época campeão da Copa do Imperador (uma espécie de Copa do Brasil do país asiático) e comandado por Arsène Wenger.

continua após a publicidade

Na ocasião, a Raposa fez o amistoso preparatório para o início do Campeonato Brasileiro. Entretanto, a equipe comandada por Levir Culpi tinha o sucesso da temporada garantido, campeã do Mineiro e da Copa do Brasil.

Em 1996, o time histórico do Cabuloso contava com grandes nomes como Dida, Ricardinho, Célio Lúcio, Roberto Gaúcho e Marcelo Ramos.

➡️Tudo sobre o Cabuloso agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Cruzeiro

Amistoso de 'ressaca' do Cruzeiro

Com um calendário totalmente diferente do atual do futebol brasileiro, em 1996 o Cruzeiro chegou ao mês de agosto campeão de dois torneios. Em 19 de junho, bateu o Palmeiras no Palestra Itália por 2 a 1 e sagrou-se campeão da Copa do Brasil.

continua após a publicidade

No mês seguinte, a Raposa conquistou o Campeonato Mineiro em 21 de julho ao vencer o América-MG por 1 a 0 com um gol de Ailton. Na época, o título era improvável porque o rival Atlético-MG seria campeão se vencesse o Uberlândia.

Curiosamente, o clima era tão adverso no Mineirão que apenas 5.215 torcedores foram ao Gigante da Pampulha. Além disso, a confiança no Alvinegro era tão grande que a taça foi levada a Belo Horizonte e não ao interior de Minas Gerais. Com isso, o Cabuloso sequer pôde erguer o troféu.

continua após a publicidade

Depois de algumas semanas de descanso merecido, o elenco do Cruzeiro viajou para o Japão para enfrentar o tradicional Nagoya Grampus, em Nagóia.

O jogo contra os japoneses

Longe de casa e no estádio do adversário, o Cruzeiro saiu na frente com um gol de Cleison. O meio-campista avançou em meio a dois marcadores e tocou na saída do goleiro Ken Ishikawa. Porém, pouco tempo depois, Dragan Stojkovic aproveitou uma bobeada da defesa celeste e acertou um belo chute à direita do goleiro camaronês William Andem para empatar.

No início da etapa complementar, Palhinha (completamente impedido) recebeu bola enfiada por Ricardinho e fez 2 a 1. Pouco depois, o árbitro marcou um pênalti para os japoneses. Stojkovic empatou novamente.

Cleison comemora gol do Cruzeiro contra o Nagoya Grampus, do Japão
Cleison comemora gol do Cruzeiro contra o Nagoya Grampus, do Japão (Foto: Reprodução)

Aos 35 minutos, Palhinha tentou de longe, o goleiro Ken Ishikawa se atrapalhou e a bola sobrou para Cleison fazer 3 a 2. Em clima de amistoso, o árbitro assinalou um pênalti para o Nagoya tão questionável que, na época, o presidente celeste Zezé Perrella afirmou que o presidente do time japonês pediu desculpas pelo lance. Por fair play ou não, Stojkovic errou a cobrança, defendida pelo arqueiro camaronês. Antes do fim da partida, mais um pênalti foi assinalado, desta vez convertido pelos mandantes, que fecharam o jogo em 3 a 3.

🔥 Aposte R$100 na Esportivabet e receba R$100 de volta se perder
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.


Tudo sobre

Sugerida para você!


Mais LANCE!