Eleição presidencial do Vasco neste sábado tem 2.907 votos em urna
Pleito ocorre até as 22 horas nas formas online e presencial no Calabouço

A mesa diretora da eleição presidencial do Vasco que ocorre neste sábado informou que 2.907 sócios votaram até as 16h. A votação, que ocorre virtualmente e presencialmente na sede do Calabouço, vai até as 22h. Faltam apenas 233 aptos a votar neste momento colocarem o voto na urna. Uma nova parcial sairá às 20h.
Até então, 3.140 sócios foram considerados aptos a votar. Inicialmente, havia 3.117, mas 23 que tiveram o cadastro rejeitado estiveram presencialmente no Calabouço para resolver a pendência. Esse procedimento pode ser realizado até o fim da votação.
Assim como no pleito de semana passada, em São Januário, há sócios anistiados de irregularidades aptos a votar. A quantidade deles não foi revelada. Os votos deles serão contados separadamente e terão validade enquanto a liminar que lhes assegura este direito tiver validade.
O pleito teve início às 9 horas. O motivo da realização desta votação é a suspensão do pleito presencial de uma semana atrás, em São Januário, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Apenas os candidatos Julio Brant, da chapa "Sempre Vasco", e Jorge Salgado, da "Mais Vasco", disputam a eleição neste sábado. O atual presidente do clube, Alexandre Campello, da "No Rumo Certo", Sergio Frias, da "Aqui é Vasco", e Luis Roberto Leven Siano, da "Somamos", retiraram a candidatura após a decisão do STJ.
Ao todo, 3.117 sócios foram aprovados para votar. Foi formado um comitê para analisar os casos reprovados. Somente se receberem aval do presidente da Assembleia Geral, Faues Mussa, e dos representantes das duas chapas, os sócios reprovados poderão votar.
Pedido de impugnação
Apenas Mussa e o secretário Ricardo Figueiredo assinaram a ata de abertura das eleições deste sábado. O presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, o presidente do Conselho de Beneméritos, Silvio Godoi, o vice-presidente da Assembleia Geral, Alcides Martins, e o vice-presidente da Assembleia Geral, Sergio Romay, se recusaram a assinar o documento.
Por volta das 10h, Romay, Martins e Monteiro apresentaram uma Ata de Abertura e Encerramento dos Trabalhos, para impugnar a votação deste sábado.
"Entendemos que está eleição não está formatada nos moldes do estatuto do clube nem nos moldes de segurança do processo que o vascaíno espera", disse Roberto Monteiro.
Eles pedem que o resultado de semana passada seja reconhecido. Nele, 3.447 dos cerca de 9.200 sócios com direito a voto exerceram esse direito. Leven Siano saiu vencedor, com 1.155 votos, seguido por Jorge Salgado (921), Júlio Brant (862), Alexandre Campello (336) e Sérgio Frias (153).
Mussa se recusou a assinar a ata de encerramento e bancou a votação deste sábado. A tendência é que haja mais disputas judiciais no decorrer dos próximos dias.
"Estou cumprindo a ordem judicial. O Vasco precisa de tranquilidade, mais isso não está ocorrendo. O presidente do Conselho Deliberativo não quer colaborar. Ele não assinou a nossa ata, e eu não assinei a dele, disse Mussa.
Candidatos já votaram
A movimentação de pessoas neste sábado é bem menor do que há uma semana. O ambiente é bem mais tranquilo também.
Brant votou de forma presencial por volta das 10h40. Jorge Salgado optou por votar pela internet, pouco antes de chegar ao Calabouço para acompanhar o processo.
Apoiador de Brant, o ex-lateral Felipe esteve no Calabouço para votar, por volta das 11h, e cumprimentou Salgado.
Entenda o caso
Inicialmente, a eleição estava marcada para sábado passado. No dia 3, porém, os cinco candidatos inscritos decidiram em reunião pelo adiamento do pleito. Naquele encontro, que contou com a presença do presidente do Conselho de Beneméritos, Silvio Godói, a data sugerida foi 21 de novembro, mas isso não foi fechado.
No mesmo dia 3, a juíza Debora Maria Barbosa Sarmento, da 7ª Vara Cível, decidiu que o pleito ocorreria neste dia 14 de forma 100% virtual, acatando um pedido de Mussa.
Na noite do dia 6, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), acatou o pedido de Leven Siano e do presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, Roberto Monteiro, e manteve o pleito para o dia 7, de forma presencial em São Januário.
Mussa recorreu ao STJ e, no início da noite do dia 7, quando a eleição presencial transcorria desde as 10 horas, esta instância suspendeu o pleito. O modelo atual de votação foi convocado por Mussa na última terça-feira.
Na última sexta-feira, Leven Siano recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para manter o resultado da votação presencial. A ministra Cármen Lúcia, porém, negou prosseguimento ao pedido do ex-candidato.

Vasco
Gabriel Pereira chega ao Rio de Janeiro para assinar com o Vasco
Há 3 horas
Fora de Campo
Torcida do Vasco manda recado a Coutinho após acerto com o Santos: 'Judas'
Há 7 horas
Vasco
Justiça define data para leilão da venda da SAF do Vasco
Há 8 horas
Vasco
Justiça aprova novo empréstimo DIP de R$ 150 milhões para o Vasco
Há 8 horas
Futebol Nacional
Por que o Mané Garrincha será palco da final da Copa do Brasil
Há 10 horas
Vasco
Lescano é apresentado pelo Vasco e se coloca a disposição contra o Grêmio
Há 11 horasMais LANCE!

AO VIVO: acompanhe a apresentação de Lescano no Vasco

Admar Lopes confirma negociação de Vasco por Richarlison: 'Vocês vão ter novidades'

Torcedores reagem ao sorteio das semifinais da Copa do Brasil

Copa do Brasil: veja aproveitamento dos times dentro e fora de casa

Vasco lança coleção especial inspirada no futebol americano em parceria com NFL

CBF confirma Mané Garrincha como estádio da final da Copa do Brasil

Sorteio define mandos de campo da semifinal da Copa do Brasil

CBF sorteia nesta quinta os mandos das semifinais da Copa do Brasil

Vasco vive dia decisivo na janela de transferências e busca fechar com três reforços

Richarlison reage a publicação e insinua possibilidade de jogar de graça no Vasco

Vasco não tem convocados, mas três crias do Cruz-Maltino chegam à Seleção Brasileira

Cria do Vasco vira destaque nos Emirados Árabes e bate marca

Vasco faz proposta por Richarlison e aguarda sinalização do Tottenham



