Defesa de Taciana Lima aponta erros no processo

Flagrada em exame antidoping para a substância furosemida, mesmo diurético que causou problemas aos nadadores Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinicius Waked, a judoca Taciana Lima, da categoria até 48 kg, já tem a defesa pronta para provar sua inocência. Segundo o advogado da atleta, George Daudt Wieck, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) cometeu erros no processo e descumpriu regra da Agência Mundial Antidoping (wada).

- A Taciana foi comunicada em seu e-mail pessoal, com cópias de laudos sem assinatura da bioquímica responsável pela análise no laboratório do Canadá e sem a informação da concentração da furosemida. O e-mail foi enviado na sexta-feira, dando sete dias para apresentação da defesa. Mas como se trata de uma conta pessoal, a Taciana somente abriu sua caixa de mensagens na terça-feira. O código da Wada não permite isso. Não houve uma intimação formal. O envio por e-mail até dificulta a contagem do prazo de defesa - afirmou o advogado, estranhando também o fato de que a judoca, tendo testado positivo, não foi suspensa preventivamente.

Taciana foi flagrada em exame realizado na etapa de São Paulo da Copa do Mundo, no dia 25 de junho, quando ganhou a medalha de bronze. A atleta de 27 anos, que luta pela Sogipa, clube do Rio Grande do Sul, utiliza sete tipos de suplementos, sendo três produzidos em farmácia de manipulação e quatro industrializados. Na ocasião da competição em São Paulo, a judoca chegou a fazer um boletim de ocorrência polícia dando conta do sumiço do suplemento industrializado Dextrose.

- Ela disse que o produto sumiu da sua mochila na área de aquecimento enquanto competia. Vamos apresentar isso na defesa também pois este suplemento que desapareceu pode ter sido contaminado. Os outros suplementos nós vamos encaminhar para um laboratório examinar se estão contaminados. A Taciana trabalha com o mesmo nutricionista desde 2010 e usa somente produtos liberados - disse Wieck.

A fim de evitar problemas quanto ao prazo para o envio da defesa, o advogado pretende ir nesta sexta-feira à CBJ para apresentar a documentação necessária. Até o momento, ninguém da entidade foi encontrado pela reportagem para comentar as críticas feitas ao processo.

continua após a publicidade

Sugerida para você!


Mais LANCE!