Rafael Nadal

Divulgação US Open

TÊNIS NEWS
31/08/2018
20:23
Nova York (EUA)

O número 1 do mundo e atual campeão do US Open, o espanhol Rafael Nadal, sofreu muito para superar o russo Karen Khachanov, 26º da ATP, e se garantiu nas oitavas de final do torneio, onde encara o estreante nesta fase em Slams, Nikoloz Basilashvilli.

Em batalha de 4h22 na Arthur Ashe Stadium, Nadal virou o placar em 5/7 7/5 7/6 (7) 7/6 (3) tendo disparado 49 bolas vencedoras contra 66 de Khachanov, que cometeu 55 erros não-forçados contra 38 do espanhol, que cometeu três dupla-faltas contra nove do russo, que ainda converteu todos os 22 aces da partida.

Nadal viu a chance de alcançar sua décima vitória consecutiva em Nova York ser comprometida já no inicio da partida. Sólido, o russo pressionou na devolução com backhand, quebrou o saque do espanhol no terceiro game, abriu 3/1 e passou a ser pressionado. Nadal trabalhou firme com backhand, devolveu a quebra no oitavo game e passou a tentar pressionar. O ritmo de Khachanov não caiu e sólido com forehand e indo à rede, quebrou o saque do espanhol novamente no décimo primeiro game e fechou o primeiro set.

No intervalo do primeiro set, Nadal pediu atendimento fisioterápico e teve a área abaixo do joelho direito enfaixada. Na segunda etapa, o russo estava confiante, pressionou na devolução e conquistou quebra de zero no terceiro game. Na sequência, trabalhou para salvar dois breakpoints no game seguinte e tentou manter-se à frente. Nadal devolveu a quebra de saque no oitavo game, arriscando muito com backhand cruzado. Sem desistir do jogo, Khachanov voltou a quebrar o saque do espanhol no nono game, sacando para para o set foi quebrado e viu a partida ser interrompida pela chuva por 12 minutos para o fechamento do teto retrátil da quadra. No retorno, Nadal venceu s dois games e igualou o placar.

No terceiro set, o jogo seguiu em altíssimo nível, com belas jogadas e muita disputa. Equilibrado, o set seguiu sem quebras para o tiebreak. Ali, Nadal conquistou três mini-quebras em três duplas-faltas do russo, que devolveu duas das mini-quebras indo à rede, mas acabou perdendo o set.

Na quarta etapa, mesmo com os dois tenistas cansados, beirando as 4 horas de disputas, ninguém 'entregou os pontos', ambos seguiram lutando e mais seguro, Nadal conquistou a quebra no terceiro game, abriu 3/1 no placar e administrou. Sacando para o jogo no nono game, viu Khachanov pressionou na devolução e conquistou a quebra de zero. Empurrados pela torcida, os tenistas foram ao tiebreak, onde com duas mini-quebras em erros do russo, abriu 6/1 e fechou a partida.

Nas oitavas de final do US Open, Nadal busca sua 11ª vitória consecutiva em Nova York e encara o georgiano Nikoloz Basilashvilli,37º, que venceu o argentino Guido Pella em 6/3 6/4 1/6 7/6 (4).

Nadal e Basilashvilli se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional, em partida válida pela terceira rodada de Roland Garros em 2017 com vitória do espanhol. O georgiano venceu na oportunidade apenas um game contra Rafa Nadal.

Esta é a primeira vez que Basilashvilli joga as oitavas de final de um torneio do Grand Slam.