Seleção Brasileira Olímpica - Treino no Japão 02/08/2021 - Malcom

Herói da medalha de ouro, Malcom é nova baixa de Tite ao lado de Claudinho (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

LANCE!
01/09/2021
16:58
São Paulo (SP)

O técnico Tite terá mais dois desfalques para a série de jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Em comunicado nesta quarta-feira (1), a CBF informou que o Zenit solicitou os retornos do meia Claudinho e do atacante Malcom e ambos estão fora da viagem da delegação para Santiago, local da partida contra o Chile.  

A entidade informou em nota oficial que "respaldada pelas regras da Fifa, conversou com os jogadores e explicou que eles não poderiam sofrer nenhuma das sanções ameaçadas pela equipe". Mesmo assim, "após algumas conversas com o coordenador da Seleção, Juninho Paulista, e o técnico Tite, eles decidiram pelo retorno".

A CBF encaminhou uma reclamação formal à Fifa sobre o episódio e garantiu que "apelará à entidade que rege o futebol mundial para que, em linha com seus regulamentos, todas as punições cabíveis ao Zenit sejam cumpridas".

O pedido do Zenit tem a ver com a participação da equipe na Champions League. O último jogo do Brasil na Data Fifa será no dia 9 de setembro. Como o time russo joga no dia 14 contra o Chelsea, Claudinho e Malcom teriam de passar por quarentena e ficariam de fora do duelo contra os Blues.

O técnico Tite tem sofrido com os cortes na Seleção Brasileira. Até o momento, 12 jogadores chamados de sua lista para os jogos de setembro foram vetados das partidas contra Chile, Argentina e Uruguai.

Além de Malcom e Claudinho, nove atletas que atuam na Inglaterra não foram liberados por seus clubes, e Matheus Nunes, que joga no Sporting, não se apresentou devido ""à exigência sanitária de cumprimento de quarentena no seu retorno a Portugal".