Tite

Tite divulgou a lista de convocados para os amistosos contra Panamá e República Tcheca (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Marcello Neves
28/02/2019
11:17
Rio de Janeiro (RJ) 

O técnico Tite anunciou nesta quinta-feira a primeira convocação da seleção brasileira em 2019, para os amistosos contra Panamá e República Tcheca, em março. A ideia é utilizar os amistosos como preparação para a Copa América 2019. A grande novidade da lista foi o goleiro Weverton, do Palmeiras, e Vinicius Júnior, do Real Madrid, convocado pela primeira vez para a seleção principal. 

- Vinicius Junior, se nós retrocedêssemos para a última convocação, ele não estaria. Mas, aberto a novos valores, essa ascensão o credenciou. Isso é considerável. Não é analise de números, é qualitativa. Com essa expectativa, eu quero poder proporcionar essa afirmação e evolução - declarou Tite sobre o ex-atacante do Flamengo. 

O atacante de apenas 18 anos reeditará a dupla dos tempos de Flamengo com Lucas Paquetá, que também foi lembrado pelo treinador - mas já havia tido a sua convocação adiantada pelo auxiliar técnico de Tite, Cléber Xavier, ao podcast "Footure Futeboleitos". A principal ausência foi o lateral-esquerdo Marcelo, que está entre os reservas do Real Madrid.  

Outra novidade da lista foi o meia Felipe Anderson, do West Ham, convocado para a primeira vez para este ciclo. Quem retorna para a Seleção Brasileira é o lateral-direito Daniel Alves, recuperado da lesão que o tirou da Copa do Mundo de 2018. Éder Militão, do Porto, será utilizado como o zagueiro, e não como lateral-direito, de acordo com Tite. 

- Felipe Anderson é meia-atacante. Faz função de lado, mas é diferente de Everton, Vinicius. Não é jogador terminal, é de articulação. Vem jogar do lado de fora para dentro de campo com naturalidade. Militão tem 25 jogos como zagueiro, está se afirmando. Também é função preparar atletas para a Copa do Mundo - declarou o treinador. 


Em março, a Seleção Brasileira enfrentará Panamá e República Tcheca. Os jogos estão marcados para os dias 23 e 26, respectivamente. O primeiro deles será disputado na cidade do Porto, em Portugal, enquanto o outro será na casa do adversário, em Praga, capital tcheca. A comissão técnica se apresentará em Portugal no dia 17. Já os atletas chegam no dia seguinte, no dia 18. 

Confira todos os convocados por Tite:

GOLEIROS:
Alisson - Liverpool
Éderson - Manchester City
Weverton - Palmeiras

Defensores:
Dani Alves - PSG
Danilo - Manchester City
Filipe Luís - Atlético de Madrid
Alex Sandro - Juventus

ZAGUEIROS:
Miranda - Internazionale
Thiago Silva - PSG
Éder Militão - Porto
Marquinhos - PSG

MEIAS:

Casemiro - Real Madrid
Arthur - Barcelona
Fabinho - Liverpool
Allan - Napoli
Philippe Coutinho - Barcelona
Felipe Anderson - West Ham
Lucas Paquetá - Milan

ATACANTES

Éverton - Grêmio
Firmino - Liverpool
Vinícius Jr. - Real Madrid
Gabriel Jesus - Manchester City
Richarlison - Everton

Convocação Seleção - Tite
Tite divulgou a lista de convocados (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)