Estreantes, campeões olímpicos… Veja o panorama dos ‘novos’ convocados de Tite para a Seleção

Quatro 'calouros' e dois veteranos estão na lista dos treinadores para as partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo

Tite
Tite mostra um radar bem extenso de olho na Copa de 2022 (CARL DE SOUZA / AFP)

Escrito por

Os nove jogadores convocados para a Seleção Brasileira nesta sexta-feira (27) ajudam a expor a variedade de opções que Tite e sua comissão técnica têm analisado de olho na Copa do Mundo de 2022. Entre os chamados para as partidas contra Chile, Argentina e Peru, pelas Eliminatórias, estão jogadores que conhecem bem a amarelinha, campeões olímpicos e também estreantes.

A lista foi anunciada de "maneira emergencial", uma vez que a CBF tem dificuldades de conseguir a liberação de atletas que atuam na Premier League.

Dois jogadores sabem bem o que é carregar a responsabilidade de disputar competições de alto nível. Após cinco anos de espera, o atacante Hulk retorna à Seleção Brasileira, e tem sua primeira chance sob o comando de Tite. O jogador de 35 anos já disputou uma Olimpíada e uma Copa do Mundo, além de ter atuado em edições de Copas América.

- Hulk vive um grande momento, está na nossa lista larga. Estamos acompanhando, quanto mais atletas em alto nível tivermos é melhor para montarmos uma Seleção mais forte - afirmou o auxiliar César Sampaio na convocação no dia 13.


Na zaga, outro jogador voltou a receber chances. Titular na Copa do Mundo de 2018, Miranda ganhou uma nova chance. O jogador de 36 anos estava descartado desde o título da Copa América com a Seleção Brasileira, em 2019. 

Embora não chegue a ser veterano, Vini Jr já conhece bem os caminhos de Tite. O atacante é chamado com frequência pelo treinador e esteve na recente disputa da Copa América, que o Brasil perdeu para a Argentina.

Dois jogadores campeões olímpicos em Tóquio também ganharam chance de mostrar espaço na equipe principal. Exaltado por André Jardine como um goleiro com condições de se consolidar, Santos será um dos goleiros. Herói do título ao marcar na prorrogação, no 2 a 1 sobre a Espanha, Malcom também ganhou uma oportunidade.

O espaço para estreantes será bem extenso. O goleiro Everson, do Atlético-MG, ganhará uma oportunidade de se consolidar. No meio, Edenílson, constantemente elogiado por Tite, terá chance de mostrar o bom futebol que apresenta no Internacional.

Jogador com destaque nas seleções de base e que viveu bom momento no Flamengo, Gerson terá sua esperada chance de se impor com a amarelinha. Sobre o meio-campista do Olympique de Marselha, Tite disse semanas antes: "será lembrado se estiver bem".

Outra cara nova é Matheus Nunes. O meio-campista do Sporting recebe elogios de quem acompanha sua carreira.

- Vem em uma ascensão incrível em Portugal. Era um jogador desconhecido quando chegou no Sporting e agora é um dos titulares absolutos do campeão nacional. É um volante que gosta de ter a posse de bola, sabe construir e se posicionar muito bem, já jogou até como ala em alguns momentos. Também tem boa finalização e é um jogador muito inteligente para resolver problemas e ter bom posicionamento - afirmou, ao LANCE!, o jornalista Valter Marques, do Record. 

O olhar de Tite é bem extenso.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter