Premier League barra a convocação de jogadores na Data-Fifa e Seleção Brasileira terá desfalques; liga espanhola segue o mesmo caminho

Clubes do Campeonato Inglês posicionaram-se para não liberar jogadores de países na "lista vermelha" do Reino Unido. La Liga, organizadora do futebol espanhol, também aderiu

taça da Premier League 2021
Clubes impediram convocação de jogadores (Foto: AFP)

Escrito por

A Premier League definiu, nesta terça-feira, que não irá liberar jogadores convocados para países da 'lista vermelha' do Reino Unido. Ou seja, atletas de seleções que são considerados de risco em relação à pandemia da Covid-19 não poderão representar suas nações na próxima Data-Fifa, em setembro. A medida afetará 60 jogadores de 19 equipes da liga.

+ Tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022


Segundo Richard Masters, CEO da Premier League, a medida imposta pela liga tem o apoio de todos os 20 clubes do campeonato. A escolha foi feita para seguir um protocolo de saúde do governo do Reino Unido.

- Os clubes da Premier League sempre apoiaram o desejo de seus jogadores de representar seus países - isso é um orgulho para todos os envolvidos. No entanto, os clubes relutantemente, mas corretamente, chegaram à conclusão de que seria totalmente irracional dispensar jogadores sob essas novas circunstâncias - disse.

Richard Masters adiciona em sua fala que a medida prioriza a saúde dos jogadores e a sua preparação física.

- Os requisitos de quarentena significam que o bem-estar e a preparação física dos jogadores serão significativamente afetados - adicionou o CEO da Premier League.

Segundo a 'lista vermelha' do Reino Unido, o Brasil também é considerado um país de alto risco para a Covid-19 e, por isso, a Seleção Brasileira perderá nove dos convocados por Tite para as partidas das Eliminatórias contra Chile, Argentina e Peru.

+ Veja os convocados por Tite para a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas

DESFALQUES DO BRASIL
Chelsea: Thiago Silva
Everton: Richarlison
Leeds: Raphinha
Liverpool: Alisson, Fabinho e Roberto Firmino
Manchester City: Ederson e Gabriel Jesus
Manchester United: Fred


LIGA ESPANHOLA SEGUE O MESMO CAMINHO
Após o anúncio por parte da Premier League, que organiza o futebol inglês, a La Liga, entidade responsável pelo Campeonato Espanhol, seguiu o mesmo caminho e também informou que seus clubes não terão de liberar atletas convocados.

- A LaLiga apoiará em todas os âmbitos a decisão dos clubes espanhóis de não liberar seus jogadores selecionáveis para a convocação da Conmebol e tomará as medidas legais pertinentes contra esta decisão que afeta a integridade da competição - disse a liga espanhola.

Neste caso, a Seleção Brasileira, que já tinha nove desfalques por parte dos clubes ingleses, passa a ter agora mais dois jogadores indisponíveis: Eder Militão e Casemiro, ambos do Real Madrid.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter