Carlinhos Neves foi o preparador físico do São Paulo na conquista do trimundial em 2005

Carlinhos Neves ajudará no 'meio de campo' entre atletas e diretoria (Reprodução)

Fellipe Lucena e Yago Rudá
07/12/2018
08:10
São Paulo (SP)

O São Paulo segue tocando o planejamento de 2019. Raí, diretor-executivo de futebol do Tricolor, viajou no início da semana para Curitiba e fechou com Carlinhos Neves para comandar a preparação física. A chegada do profissional, que estava no Santos com Cuca até o começo do mês, pesou na decisão do clube de não contratar um substituto para Ricardo Rocha, que deixou o cargo de coordenador de futebol na semana passada.

Carlinhos não chega com status de novo coordenador - ele será preparador físico e será cobrado pela performance dos atletas -, mas a diretoria entende que ele poderá ajudar a fazer o elo entre jogadores, comissão técnica e diretoria.

Facilitar essa comunicação e controlar possíveis focos de insatisfação no vestiário era a função principal de Ricardo Rocha, o que não impediu, por exemplo, atritos entre o técnico Diego Aguirre e jogadores como Nenê e Rodrigo Caio em meio ao Brasileirão.

Carlinhos Neves chega como homem de confiança de Raí para ajudar nisso. O preparador tem enorme vivência e currículo extenso no futebol, com destaque para suas duas passagens anteriores pelo próprio São Paulo. A primeira foi entre 1999 e 2000, quando trabalhou com Raí, então camisa 10, e conquistou um Paulistão. A segunda durou de 2003 a 2010 e teve mais um título Paulista, uma Libertadores, um Mundial e três Brasileiros. Ele também esteve na Seleção Brasileira, no futebol chinês, no Atlético-MG e outras equipes.

A diretoria também acredita que Lugano, superintendente de relações institucionais, pode ajudar a conduzir o ambiente ao ficar mais presente no dia a dia do CT da Barra Funda, embora a atribuição principal do uruguaio não seja o futebol.

O Tricolor também contratou nesta semana um auxiliar para Jardine. O ex-zagueiro Sandro Forner chega por indicação do próprio treinador, que o conheceu durante um curso da CBF. 

Em busca de um título na próxima temporada, o Tricolor se reapresenta no CT da Barra Funda no dia 3 de janeiro. No dia seguinte, a delegação viaja para os Estados Unidos, onde disputa a Florida Cup nos dias 12 e 14 daquele mês. Em sua pré-temporada, o Tricolor mede forças com o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, e o tradicional Ajax, da Holanda.