Santos x Avaí

Santos bateu o Avaí por 3 a 1, no último domingo, na Vila Belmiro, e virou líder do Brasileiro (Foto: Ivan Storti/Santos)

Fabio Chiorino e Rodrigo Borges
29/07/2019
08:36

E o Campeonato Brasileiro tem um novo líder. Após 12 rodadas, o Santos ultrapassou o Palmeiras, o que parecia uma miragem até a parada para a Copa América. Com nove vitórias, o time de Jorge Sampaoli intercalou partidas muito boas, como contra o Grêmio e Vasco e a de ontem sobre o Avaí, com outras em que não houve brilho, mas a eficiência deu conta do recado. É uma falácia dizer que o técnico argentino faz milagre com este elenco. Trata-se de um grupo de qualidade, sem a mesma fartura de Palmeiras e Flamengo, e que tem condições de sustentar esta liderança se não sofrer com a parte física. Sim, o Santos tem menos opções vindas do banco e este é o sinal de alerta. Sampaoli rapidamente deu leveza ao time, que ataca pelas pontas em alta velocidade, o que facilita um esquema que não privilegia um camisa 9 de referência. Soteldo e Derlis González abrem os espaços e confundem as defesas rivais, o que permite que Carlos Sánchez sempre esteja próximo da área finalizando - não à toa, é o artilheiro do time no ano com 11 gols. A lista de estrangeiros é outra característica marcante do Santos atual. Ontem, entre os titulares, um colombiano, um paraguaio, um uruguaio e um venezuelano. E o argentino no banco, que comando um grupo que, com vontade, supera limitações. O Santos não é líder por acaso. E, agora, é o alvo dos demais.

Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida e saborosa como aquele cafezinho de todos os dias, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises especiais. Clique aqui e inscreva-se.