Gabigol e Rodrygo

Gabriel e Rodrygo, juntos, marcaram 39 dos 50 gols 'da base' do Santos na temporada 2018 (Foto: Ivan Storti)

Alexandre Guariglia
30/12/2018
08:00
São Paulo (SP)

A poucos dias da reapresentação do elenco para a temporada 2019, o Santos ainda não anunciou reforços, mas fecha o ano de 2018 como o clube de Série A com mais gols de jogadores das categorias de base. Ao todo, foram 50 tentos de autoria dos pratas da casa santistas. O problema é que o principal goleador dessa lista já deixou o clube: Gabigol, e o vice: Rodrygo, tem prazo de validade. A missão de Sampaoli será arrumar alternativas para fazer valer a tradição dos Meninos da Vila mais uma vez.

Gabriel, que encerrou seu período de empréstimo após ser cedido por um ano pela Internazionale, balançou a rede 27 vezes em jogos oficiais, isso representou praticamente um terço dos gols do Peixe em toda a temporada, além de ser mais da metade dos tentos acumulados pelos atletas revelados pelo clube.

Sua saída deixa uma brecha no elenco e, principalmente, no poderio ofensivo do time que, até o momento, não tem um substituto para o atacante. A base, historicamente, é uma alternativa para preencher uma lacuna quando há poucos recursos e necessidade de reposição e mostrou sua força em 2018.

Depois de Gabigol, Rodrygo foi o prata da casa com mais gols na temporada: 12. Porém é outro que deixará o clube em breve, mais precisamente no meio do ano, quando se apresentará ao Real Madrid. Mais uma perda considerável, cuja consequência cairá nas mãos de Sampaoli para resolver.

Para completar, os outros da lista de crias da base não são garantia de bola na rede: Arthur Gomes (4 gols), Lucas Veríssimo (2 gols), Gustavo Henrique (2 gols) e Diogo Vitor (1 gol). O atacante Yuri Alberto, potencialmente o substituto natural de Gabigol proveniente da base, marcou apenas duas vezes em 2018.

Enquanto os rivais se movimentam na janela de transferências, a única contratação santista foi a chegada de Sampaoli, que já deve saber das dificuldades do clube para conseguir bons negócios com recursos limitados, e terá de lidar com perdas significativas. A base, que já salvou o clube anteriormente, poderá mostrar sua força outra vez, dessa vez sob o comando de um técnico que gosta de ser criativo com as peças que recebe.

Ranking dos Clubes de Série A com mais gols 'da base' em 2018

1) Santos - 50 gols
2) Grêmio - 46 gols
3) Athletico-PR - 45 gols
4) Fluminense - 40 gols
5) Flamengo - 33 gols
6) Ceará - 25 gols
7) Vasco - 18 gols
8) Internacional - 16 gols
9) São Paulo - 12 gols
10) Bahia - 10 gols