Volta da França - Etapa 15 - Simon Yates

Divulgação/Tour de France

LANCE!
21/07/2019
14:46
Prat d'Albis (FRA)

A dura etapa 15 da Volta da França, de 171km entre Limoux e chegada na dura montanha Prat d'Albis de 171km, foi cheia de variáveis na subida final. A vitória ficou com Simon Yates – britânico da Mitchelton Scott que já havia vencido a etapa de quinta-feira. Ele atacou a fuga na penúltima montanha (eram subidas
em sequência) e, na última, sob forte neblina, abriu distância para vencer com 4h47m05.

Em segundo lugar, 19s atrás, chegou o vencedor de etapa de sexta-feira, o francês Thibau Pinot, da equipe FDJ, que agora está 1m50s atrás do líder.
Mikel Landa (espanhol da Movistar) chegou em terceiro e tenta chegar na briga pelo título.

Julian Alaphilippe – lider desde a etapa 4 – chegou 1m49s e conseguiu manter a liderança, mas perdeu tempo em relação ao vice-líder Geraint Thomas, que foi o oitavo colocado. Agora a diferença entre os dois está em 1m35s. Porém, como ainda há três etapas com montanhas pesadíssimas, a tendência
é de que Thomas, além de Steven Kriukswijk (holandês da Jumbo, o 3) e Egan Bernal (colombiano da Ineos, o 4) devam chegar no tempo de Alaphilippe até o fim da edição-2019 do tour. Destes quatro deve sair o campeão.

Segunda-feira será o dia da última folga e a Volta da França retorna na terça com uma etapa de 177km em Nimes, plana, e que deverá ter vitória dos velocistas. Aliás, a disputa dos sprinters (camisa verde) segue imutável, com o eslovaco Peter Sagan liderando com 284 pontos, e o italiano Sandro Colbrelli, da Bahrain, bem mais atrás, com 191.