Volta da Espanha

(Foto: ANDER GILLENEA / AFP)

LANCE!
13/09/2018
15:34
Ejea-Los Caballeros (ESP)

Surpresa na 18ª etapa da Volta da Espanha, entre Ejea-Los Caballeros, de 186 km, muito plana (várias vezes com os ciclistas a 65km/h e média 47,1km) com último quilômetro em reta. A prova, que por várias vezes teve ciclistas a 65km/h era sob medida para os velocistas, mas o triunfo foi de um ciclista - quase desconhecido – da fuga. Jelle Wallays.

Foi um triunfo da estratégia. O belga da Lotto Soudal e o norueguês Erik Bystrom, da Emirates, abriram grande vantagem para o pelotão de velocistas (liderado por Peter Sagan, eslovaco da Bora) no terço final. Os favoritos fizeram como sempre: atacaram e, no quilômetro final, chegaram para engolir os dois nos metros finais.

Porém, diferentemente do que acontece, Wallays manteve-se na frente nos 100m para a chegada e, fazendo um ataque final, fechou com o tempo de 3h57m03s, carregando Brystrom em segundo lugar e deixando o tricampeão mundial Sagan em terceiro. Para efeito de comparação com o futebol, seria como se um time na lanterna de um campeonato vencesse, fora, o líder.

Volta da Espanha
(Foto: ANDER GILLENEA / AFP)

Esta foi a primeira vez que o belga ganhou uma etapa de grande prova e ele não escondia a alegria por ser a grande zebra desta “La Vuelta”.

– Foi uma alegria. Meu time não me escolheu para o Tour de France, mas trabalhei para ser escalado pela Lotto para a Vuelta e consegui. Nesta etapa, quando entrei no último quilômetro ainda frente, sabia que teria alguma chance e esperei o pelotão (de velocistas) chegar para dar meu ataque. Fui muito feliz na decisão – disse.

Como era esperado, os líderes chegaram em bloco, porém, se pouparam demais para as etapas de hoje e de amanhã, ambas de montanha e que vão decidir o campeão. Assim, não houve alteração de colocação e de tempo no Top10, com o britânico Simon Yates (Mitchelton) na frente e com 25s de frente para Alejandro Valverde (espanhol da Movistar).

A etapa desta sexta-feira, Lleida-Andorra, de 154,4km, terá transmissão da ESPN a partir das 11h.