Vini Sardi se sagra campeão do STU Open Rio na modalidade Park do Paraskate
Paulista, de 26 anos, que defende a inclusão do skate para pessoas com deficiência física, leva o título na Praça Duó<br>

Assistir a qualquer esporte paralímpico é vivenciar o que o ser humano tem de mais bonito em termos de superação. Nesta terça-feira, o brasileiro Vini Sardi, de 26 anos, se sagrou campeão da modalidade Park de paraskate do STU Open Rio, disputado na praça Duó, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
+ Quem é melhor: Corinthians ou Flamengo?
Natural de São Paulo, Vini Sardi ficou com o título por conta da nota 87,14, a maior dentre as quatro voltas a que tinha direito. Ele não só anda de skate há dez anos como, neste ano, ajudou a fundar a Associação Brasileira de Paraskate.
A organização nasceu com a missão de representar o esporte junto aos órgãos oficiais e defender a introdução do skate para pessoas com deficiência nas Paralimpíadas.
A ideia é que já entrasse no calendário paralímpico nos Jogos de Los Angeles-2028, mas a World Skate acabou perdendo o timing.
- Tivemos alguns problemas com a World Skate, que perdeu o prazo de inscrição para a Paralimpíada de 2028, o que acabou adiando esse nosso sonho para 2032. Mas temos certeza de que vamos conseguir reverter essa situação, tenho a convicção de que ainda dá para mudar isso. O skate é totalmente diferente de qualquer outro esporte paralímpico e, quando ele entrar nos Jogos, todos vão se impressionar - disse Vini.
Em relação a esse ponto, de separar as diferentes deficiências físicas nas suas respectivas categorias, Vini lembra que a associação organiza um campeonato em São Paulo que se chama Paraskate Tour.
Neste ano, inclusive, haverá uma bateria só de deficientes visuais. Ele explica que "começarão a colocar os cegos competindo entre eles, até para não ficar tão injusto, porque é difícil para o atleta e muito complicado para o juiz julgar".
Nesta quarta-feira, ocorrem as semifinais e as finais do Paraskate Street, e Vini também vai participar. As semis começam às 10h10 e terminam às 13h. No fim da tarde, de 17h até 18h30, os paraskatistas disputam a grande decisão.
RESULTADO FINAL PARASKATE PARK
CAMPEÃO – Vini Sardi – 87,14
2 – Tony Alves – 78,05
3 – Ítalo Romano – 77,21
4 – John Henrique – 74,41
5 – Rafael Alentejo – 70,13
6 – Ruan Felipe – 69,19
7 – Adriano Feitosa – 65,33
8 – Nando Araújo – 23,48

Vôlei
Novata no vôlei de praia mira LA28 ao lado de campeã mundial: 'Novo mundo'
Há 41 minutos
Fora de Campo
Durante casamento, Gabriel Medina anuncia que será pai
Há 2 horas
Lutas
UFC Belgrado: Com estreia de brasileiro, veja card completo
Há 2 horas
Tênis
Montreal: ex-número 2 do mundo cai na chave de João Fonseca
Há 2 horas
Vôlei
Campeã olímpica no vôlei de praia, Duda Lisboa faz pausa nas competições
Há 2 horas
Mais Esportes
Simone Biles participa de evento a um ano do Pan de Lima 2027
Há 3 horasMais LANCE!

'Arrogante modesto': Shaq define escolha de LeBron James por 76ers

Toto Wolff comenta possível parceria entre Verstappen e Antonelli

76ers jogará Rodada de Natal da NBA contra Lakers ou Celtics, diz jornalista

Sem LeBron James, Cavaliers e Heat buscam soluções no mercado da NBA

Ex-piloto diz que F1 está preparada para rever Schumacher

Strickland projeta volta ao UFC e troca ofensas com Chimaev

Celeste Plak surpreende ao se aposentar do vôlei aos 30 anos

Atlanta 30: vexame galático? O bronze amargo do futebol brasileiro

Barrada por fortes ventos, torcida apoia de longe no Circuito Mundial

Desafio da Ponte vai reunir milhares de atletas no domingo

NBA: Caso Kawhi Leonard e Clippers pode se arrastar até 2027

F1: Alemanha usa brecha no Oriente Médio e mira volta em 2027

Kimi Antonelli, líder da F1, é alvo de processo milionário



