STU Open Rio: Raicca Ventura e Luizinho se destacam como os melhores brasileiros no Park

Jovem brasileira terminou a competição em quarto lugar, enquanto Luizinho conquistou pódio na grande competição de skate

Luizinho na esquerda e Raicca Ventura
Brasileiros deram show para fãs nas arquibancadas do STU Open Rio (Foto: Julio Detefon/STU)

Escrito por

Maiores responsáveis por animar as arquibancadas na praça Duó, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, os brasileiros deram show nas finais do STU Open Rio, disputadas no último domingo. Entre os seis brasileiros presentes nas finais, sendo divididos nas modalidades masculina e feminina, os skatistas Luizinho (3º) e Raicca Ventura (4º) se consagraram como os melhores anfitriões na categoria Park.

+ Confira valores das premiações da Copa do Brasil 2022

Disputadas primeiro, as finais do Park feminino tiveram a presença das brasileiras Raicca Ventura, Dora Varella (5º) e Isadora Pacheco (8º). As duas meninas que seguiram Raicca obtiveram, respectivamente, 48,53 e 40,50 pontos.

Após finalizada a sua participação na competição, Raicca ressaltou a dedicação e mandou recado para os fãs e skatistas que se inspiram nela.

- Fiz um treinamento muito intensivo, de mais de um mês, para este campeonato. E o treino valeu a pena, fiquei em quarto lugar - comemorou.

A atleta só não entrou no pódio porque foi ultrapassada pela norte-americana Minna Stess na última bateria. A melhor nota da brasileira foi 51,33, enquanto a estrangeira conseguiu 53,13 pontos.

- Para quem se inspira em mim: trabalho duro ganha de talento. Quem quiser ser como skatista como eu, é só andar bastante de skate e amar o que faz - ressaltou.

Ela também revelou a sua admiração pelas meninas que conquistaram o pódio. Sky Brown e Sakura Yosozumi foram as duas melhores atletas da competição e conquistaram medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, competição na qual Raicca não participou, em 2021.

- Estou muito feliz. As meninas são minhas ídolas e estou muito perto delas. Estava em casa (durante as Olimpíadas) olhando as meninas e pensando 'vou aprender essa manobra, essa eu vou fazer'. Hoje, falei assim: 'Estou perto, ein' - avaliou a atleta.

Pódio no Park masculino

Pela categoria masculina, o brasileiro Luizinho percorreu caminho emocionante até a terceira posição. Nas semifinais, ele estava fora da classificação até a última volta da última bateria, quando fez excelente performance e levou os torcedores à loucura.

Seu irmão André Mariano, também skatista, estava classificado para as finais, mas sofreu queda na pista e teve uma luxação no ombro. Portanto, a missão de ocupar o posto de finalista no lugar do irmão se tornou ainda mais importante para Luizinho. Ele conseguiu, se emocionou e participou das finais de domingo com muita vontade.

- A última mensagem que eu mandei para toda a família foi que hoje (sábado) foi um dia muito triste, o Minhoca (André) se machucou e amanhã eu vou por ele, por vocês e seja o que Deus quiser - destacou.

O campeão do STU Nationals precisou de apenas uma bateria sem cair para conquistar a terceira posição. Ele caiu na primeira, segunda e quarta volta, mas a nota de 79,07 pontos na terceira foi o suficiente para levantar a praça Duó e garantir o seu lugar no pódio.

Mesmo lesionado, André Mariano fez questão de marcar presença na competição para prestigiar Luizinho e os outros amigos.

- Se ele não estivesse presente, seria totalmente diferente, seria uma vibe ruim. Ontem, para falar a real, a gente voltou do hospital e já foi tomar uma, então eu falei para ele: "Mano, esquece o seu ombro agora, aproveita. Quem está ferrado agora sou eu que vou andar amanhã, esfria a cabeça". Ele aqui hoje foi força total - ressaltou Luizinho, emocionado com o grande resultado.

Além do pódio, o Brasil contou com o show de Murilo Peres (6º) e Pedro Barros (7º) nas finais. Murilo esteve no pódio até a segunda bateria, mas foi ultrapassado por outros atletas. Já Pedro, prata olímpico em Tóquio, viveu intensamente as quatro voltas e foi muito aplaudido pelos fãs.

Agora, o público espera o início das competições das modalidades masculina e feminina da categoria Street, com destaque para Rayssa Leal, campeã da terceira etapa seguida do Mundial de SkatePâmela Rosa, Kevin Hoefler, Felipe Gustavo e muitos outros atletas.

A competição se inicia na próxima quinta-feira, com as eliminatórias do masculino. Na sexta, as meninas se juntam aos meninos para performar nas quartas de final. As semifinais e a decisão ocorrem, respectivamente, sábado e domingo. 

Confira os resultados das finais do STU Open Rio nas categorias Park feminino e masculino:

Classificação final feminina:
1º - Sky Brown (GBR) - 67,33 pontos
2º - Sajura Yososumi (JPN) - 55 pontos
3º - Mina Stess (EUA) - 53,13 pontos
4º -Raicca Ventura (BRA) - 51,33 pontos
5º - Dora Varella (BRA) - 48,53pontos
6º - Louise-Aina Taboulet (FRA) - 47,30 pontos
7º - Naia Laso (ESP) - 42 pontos
8º - Isadora Pacheco (BRA) - 40,5 pontos

Classificação final masculina:
1º - Keegan Palmer (AUS) -85,23 pontos
2º - Tate Carrew (EUA) - 80 pontos
3º - Luiz Francisco Mariano (BRA) - 79,07 pontos
4º - Steven Pinero (PRI) - 78 pontos
5º - Kieran Wooley (AUS) - 77,63 pontos
6º - Murilo Peres (BRA) - 76,23 pontos
7º - Pedro Barros (BRA) - 65,67 pontos
8º - Gavin Bottger (USA) - 58,5 pontos

*Sob a supervisão de Ricardo Guimarães.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter