UFC 283: ex-imigrante ilegal, Glover Teixeira tem trajetória de superação através do MMA
Lutador mais velho do card principal do UFC Rio, o brasileiro pode conquistar novamente o cinturão dos meio-pesados

Aos 43 anos de idade e exatos 92,9kg, Glover Teixeira pode chegar novamente ao topo do UFC. Poucos meses após ter perdido o cinturão da categoria dos meio-pesados, o brasileiro de Sobrália, Minas Gerais, tem no UFC Rio a possibilidade se tornar um dos lutadores mais velhos a ficar com o cinturão do Ultimate. O lutador que viu sua vida se transformar através das artes marciais.
Neste sábado, na Jeunesse Arena, Glover enfrenta pela primeira vez o norte-americano Jamahal Hill, que é 11 anos mais novo que o brasileiro. Após quase três anos, o principal evento de MMA do planeta retorna a capital carioca para a realização do UFC 283.
+ UFC volta ao Brasil: lembre todos os brasileiros que já foram campeões da organização
CARREIRA NO UFC
Glover estreou no MMA em 2002, mas somente chegou ao UFC em 2012, aos 32 anos de idade. Em sua primeira luta na companhia, no UFC 146 Glover exibiu as suas credenciais e derrotou o estadunidense Kyle Kingsbury em 1:53 minutos. Seu estilo de luta em pé e com bastante intensidade viraram sua marca registrada no Ultimate.
No entanto, recorrentes lesões, sendo muitas delas antecedentes a combates pelo cinturão da categoria, perseguiram a sua trajetória no UFC, deixando o brasileiro longe do título. A melhor oportunidade do brasileiro veio no UFC 172 - em meio a uma grande fase na carreira - diante da lenda do MMA, Jon Jones. Contudo, em 2014, Glouver acabou sendo derrotado pelo norte-americano por decisão unânime dos juízes, encerrando assim sua invencibilidade de quase oito anos.
+ UFC 283: Deiveson e Glover batem peso e confirmam lutas pelo cinturão no Rio
Apenas em 2021, Glouver Teixeira teria uma nova oportunidade de conquistar o título da categoria, contra Jan Blachowicz, no UFC 267. Com uma grande atuação, o brasileiro derrotou o polonês via finalização e conquistou o título do peso-meio-pesado, se tornando o segundo lutador mais velho na história do UFC a ser campeão.
Entretanto, em 2022, na sua primeira defesa de cinturão, Glouver acabou sendo finalizado no quinto e último round pelo tcheco Jiří Procházka, no UFC 275.
PODE FAZER HISTÓRIA
No UFC Rio, o mineiro pode recuperar o título máximo da categoria e se tornar o segundo lutador mais velho a ser campeão no Ultimate. Ficando somente atrás de Randy Couture, o "Capitão América", membro do Hall da Fama da companhia de MMA. Seu último título foi conquistado aos 43 anos de idade, em 2007, no UFC 68.
+ José Aldo descarta retorno ao UFC e foca em carreira no boxe: 'Já tenho adversário'
TRAJETÓRIA
Glouver Teixeira teve que lutar muito em sua vida para conseguir fazer disso uma profissão. Aos 20 anos de idade, ele deixou Sobrália e se mudou para Connecticut, nos Estados Unidos, com o objetivo de ajudar a sustentar sua família. Por lá, ele encontrou um emprego em paisagismo.
Contudo, a sua chegada no país não foi nada tranquila, já que o brasileiro entrou ilegalmente nas terras norte-americanas. Glouver atravessou o deserto mexicano para conseguir ingressar nos EUA.
Com isso, o green card (visto permanente de imigração) e o visto para lutar no UFC acabaram sendo adiados. O lutador foi chamado para a companhia em 2007, mas só pôde ser contratado em 2012 após regularizar sua situação.
+ Charles do Bronx volta a alfinetar McGregor e pede confronto: 'Ele sabe o que vai acontecer'
INÍCIO TARDIO
Até os seus 22 anos de idade, Glouver nunca tinha feito sequer alguma arte marcial na vida. Até que ele foi visto como um potencial bom lutador por um colega que teve durante os trabalhos de paisagismo. O homem lhe mostrou uma fita da lenda do jiu-jitsu brasileiro Royce Gracie em ação, as imagens acabaram o influenciando a buscar conhecer o mundo do MMA.
O brasileiro começou a treinar em Connecticut e foi descoberto pelo ex-lutador John Hackleman, que o chamou para fazer parte da sua equipe na Califórnia, na mesma academia que Chuck Lidell, a lenda do UFC. Um ano depois, Glover já estreava na modalidade.
Atualmente, o brasileiro treina e instrui em sua própria academia a "Teixeira MMA", em Bethel, Connecticut. Em novembro de 2020, Glouver tornou-se cidadão dos Estados Unidos, mas segue representando o Brasil no UFC. Na companhia são, ao todo, 16 vitórias e 6 derrotas, em 32 combates.
+ Deiveson come banana e devolve provocação para Moreno durante pesagem do UFC 283
UFC RIO
Na noite deste sábado, o brasileiro, que é recordista de vitórias na categoria, visa recuperar o topo dos meio-pesados do Ultimate. O UFC Rio começa às 20h (horário de Brasília). O evento terá a transmissão da Band e UFC Fight Pass.

Vôlei
Vôlei: Judson exalta entrosamento com levantadores da Seleção
Há 4 horas
Lutas
Antes do UFC 331, Pantoja faz pedido a treinador: 'Ver o Flamengo'
Há 5 horas
Vôlei
Bernardinho roda o time, e Brasil vence a Bolívia no Sul-Americano de vôlei
Há 6 horas
Lutas
Topuria se aproxima do retorno ao UFC e provoca campeão dos leves
Há 8 horas
Vôlei
Veja os lances da vitória do Brasil sobre a Bolívia no Sul-Americano de vôlei
Há 8 horas
Fora de Campo
NFL lança produtos com Flamengo, Vasco e Fluminense para jogo no Rio
Há 8 horasMais LANCE!

Após largar em último, Max Verstappen vence corrida contra 100 rivais

Brasil x Bolívia: horário e onde assistir ao Pré-Olímpico de vôlei

Knicks vence disputa com Lakers e contrata ex-campeão da NBA

F1 confirma calendário de 2027 com Sprint em São Paulo

João Fonseca exalta Brasil antes da Copa Davis no Rio

Zverev perde quase metade da premiação milionária do US Open; entenda

Lucarelli vê Seleção 'solta' na estreia do Sul-Americano de vôlei

Leclerc terá penalidade no grid após troca de motor no GP do Azerbaijão

Escalação do Chile enganou a Seleção Brasileira no Sul-Americano de vôlei

Rafael Câmara faz teste com a Ferrari visando à F1 2027

Lukas Bergmann comemora volta à Seleção Brasileira e exalta 'ídola' Julia

Sabalenka recebe multa após derrota na final do US Open

Brasil domina o Chile e vence pela estreia no Sul-Americano de vôlei



