Papo com Helio Castroneves: ‘Importantes avanços em Mid-Ohio’

Piloto fala um pouco mais sobre como foi a última prova, em Ohio, e já projeta a corrida de sábado, em Nashville, pela quarta etapa do Camping World SRX Series

Helio Castroneves
Castroneves correu no último final de semana em Ohio (Foto: Penske Entertainment)

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Olá, amigos, tudo bem? Nesta semana, vou trocar a chavinha novamente. Depois de disputar a Honda Indy 200 at Mid-Ohio no domingo passado, em prova válida pela nona etapa do NTT IndyCar Series, neste sábado agora, dia 9, estarei em Nashville, estado do Tennessee, para disputar a quarta etapa do Camping World SRX Series.


Essa pista fica numa área de entretenimento, gigantesco parque de diversões, perto do centro da cidade, onde é montado o circuito de rua para a etapa da IndyCar, no dia 7 de agosto. É uma pena que o SRX não esteja sendo transmitido para o Brasil, pois é uma competição muito legal.

Agora, gostaria de falar da etapa de Mid-Ohio, que me deixou muito satisfeito pelo avanço técnico que conseguimos. Não passei do Q1 para o Q2 por um “pelinho”. Acredito mesmo que teria passado para a fase seguinte, não fosse uma fechada que levei em plena classificação. Tem um negócio no carro chamado espelho retrovisor, mas tem gente que, às vezes, dá um tilt na cabeça e se esquece de olhar.

Mas como não adianta chorar pelo leite derramado, tratamos de montar uma estratégia para compensar o fato de estarmos largando em 15º com o #06 da Meyer Shank Racing. Com duas paradas programadas, o objetivo era avançar o mais rapidamente possível ainda com os pneus novos, aproveitando o acerto que conseguimos que nos conferiu mais velocidade.

Vocês se lembram que venho falando em colunas anteriores que o acerto do carro é bom, faltava para a gente um pouco mais de velocidade. Todo o trabalho feito na fábrica e na pista gerou esse ganho significativo, que já mostrou sua eficiência em Mid-Ohio. Não é ainda o ponto que queremos, mas é muito animador constatar esse avanço.

Na corrida, propriamente dita, o tráfego impediu que eu fizesse o avanço que queria no início, mas da metade para a parte final da prova, em razão de alguns ajustes que fizemos nas paradas e no cockpit mesmo, andei forte, ganhei posições – teve até uma ultrapassagem dupla, uau! – e o 8º posto foi um resultado bem estimulante. Isso significa que avançamos de forma objetiva. A partir de agora, quando formos trabalhar para as próximas corridas, partiremos de um patamar mais elevado.

Por tudo isso, estou bem animado com as próximas corridas. E o próximo desafio, no outro domingo, dia 17, será em Toronto, no Canadá. Mas vou deixar para falar um pouco desse circuito de rua, com tanta tradição na Indy, na coluna da semana que vem.

Forte abraço a todos, fiquem bem e vamos que vamos!

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