Jogos Escolares da Juventude terá atrações esportivas e educativas

Mais de 5 mil jovens de 2.136 escolas de todo o Brasil competirão em 14 esportes em Natal, Rio Grande do Norte, a partir do dia 12<br>

Jogos Escolares da Juventude
Será um evento com mais de cinco mil alunos-atletas (Foto: Divulgação/COB)

Escrito por

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2018 será realizada na segunda-feira, dia 12, mas a capital do Rio Grande do Norte já está quase pronta para receber cerca de 5 mil alunos-atletas participantes. Remodelada, esta será a maior edição do evento desde sua criação, em 2005, com a participação de 2.136 escolas públicas e privadas de todo o Brasil, mais uma delegação do Japão, sede dos próximos Jogos Olímpicos.

- Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo dos Jogos Escolares é contribuir para a inserção social e o fortalecimento da cidadania dos jovens através do esporte, criando oportunidades para que todos conheçam novas cidades, pessoas e culturas. Em Natal, mais uma vez os jovens terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos - disse André Mattos, coordenador dos Jogos Escolares.

Os jovens, de duas faixas-etárias (12 a 14 e 15 a 17 anos), que começam a desembarcar na cidade na segunda-feira, competirão em 14 modalidades. Além disso, também participarão de diversas atividades culturais e educativas que fazem parte do evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

No Centro de Convivência do evento, montado no Centro de Convenções de Natal, os jovens contarão com uma programação cultural e educativa especial. Antes e depois das refeições, vão interagir num espaço criado só para eles, onde encontrarão oficina de bolas, com totó e tênis de mesa; exposição de uniformes do Time Brasil e itens olímpicos (medalhas e mascotes); lan house, biblioteca, clínicas esportivas (com basquete 3x3 e curling); estandes da ABDC (Autoridade Brasileira de Controle de Doping), ONU Mulher, Grupo Globo, entre outras atrações.

O Programa Cultural e Educativo, realizado em parceria com a UFRN e Secretaria Estadual de Cultura, terá apresentação de grupos de dança, capoeira, folclore local e hip hop, entre outras atrações. O evento trabalhará também o conceito de ‘mindfulness’ (atenção plena ao que estamos fazendo no momento), com exercícios e dicas práticas para o desenvolvimento dessa habilidade nos jovens participantes. No Centro de Convivência, serão realizadas oficinas do pensamento, com jogos, enigmas e brincadeiras.

Programação esportiva - A etapa nacional terá 14 modalidades em disputa: basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.

Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Já nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, 75 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter