Jogaço! Brasil vence a China no Mundial de Vôlei Feminino e segue em busca de título inédito

Equipe de José Roberto Guimarães bateu as então invencíveis chinesas de virada por 3 sets a 1

Carol vôlei feminino
Seleção venceu a quarta partida em cinco jogos de competição (Divulgação/CBV)

Escrito por

Em duelo válido pela quinta rodada da primeira fase do Campeonato Mundial, a Seleção Brasileira de Vôlei venceu a China em confronto muito disputado. As meninas venceram por 3 sets a 1, com parciais 23/25, 25/17, 25/22 e 25/22. Apesar da vitória, o Brasil não conseguiu a liderança, visto que as próprias chinesas venceram todas as outras partidas do grupo por 3 sets a 0 e as brasileiras perderam, na última sexta, para o Japão, por 3 sets a 1.

+ Confira: Como seriam os atletas na versão feminina?

O jogo

O Brasil não começou bem na partida. Sob o apoio de muitos torcedores, a seleção chinesa conseguiu boa vantagem no decorrer do primeiro set e chegou a ficar sete pontos na frente. No fim, as brasileiras reagiram, mas não foi o suficiente para impedir a derrota parcial.

A seleção cresceu no segundo set e fez, muito provavelmente, a sua melhor apresentação em uma parcial nesta edição de Campeonato Mundial. Com destaque para Tainara, novidade na equipe titular após bom desempenho contra o Japão, o Brasil melhorou muito no setor ofensivo e venceu por 25 a 17.

No terceiro set, a China melhorou, mas as brasileiras seguiram competitivas. A disputa pela liderança no placar se manteve parelha durante boa parte do set, com ajustes defensivos das equipes.

Porém, por conta de erros técnicos da China na recepção - devido aos bons saques de Gabi -, o Brasil passou por cima das adversárias no final e virou a partida.

A equipe de José Roberto Guimarães não perdeu a concentração e seguiu constante no quarto set. No entanto, a China também não ficou para trás, cometendo menos erros técnicos no ataque.

A defesa brasileira, por outro lado, arrebentou. Foram diversas bolas difíceis recuperadas com defesas de Natinha e bloqueio duplos em quase todos os ataques das adversárias.

Com vantagem adquirida no decorrer do set, o Brasil chegou ao match point com 24 a 20 no placar. Entretanto, as chinesas deram sinal de reação com dois pontos conquistados em erros de recepção das brasileiras.

Experiente, José Roberto Guimarães pediu tempo e trouxe de volta a concentração das meninas. Curiosamente, o ponto veio em uma jogada "china" de Carol Gattaz, um tipo de ataque muito utilizado pela Seleção Brasileira durante o confronto. Fim de papo: 3 sets a 1 e vitória muito importante para o Brasil.

Classificação

O Brasil já estava classificado para a segunda fase da competição desde a vitória sobre a Colômbia, na terceira rodada. Na próxima etapa do campeonato, serão oito seleções divididas em dois grupos.

Até o momento, outras seis seleções, além do Brasil, já estão classificadas para o Grupo F - China, Japão, Argentina, Itália, Holanda e Bélgica. No outro grupo, já totalmente formado, estão: Turquia, Polônia, República Dominicana, Tailândia, Estados Unidos, Sérvia, Alemanha e Canadá.

+ AO VIVO E DE GRAÇA: LANCE! está transmitindo ao vivo e de graça jogos da Bundesliga. Confira todas as informações sobre o torneio e transmissão aqui.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter