Felipe Massa estuda processar F1 por polêmico título de Hamilton em 2008

Piloto brasileiro perdeu troféu do circuito marcado por batida proposital de Nelsinho Piquet, que afetou a classificação final

hamilton e massa 2008
Hamilton e Massa protagonizaram rivalidade na F1 2008 (Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP)

Escrito por

Felipe Massa avalia processar a F1 e a Federação Internacional de Automobilismo para assegurar o título do circuito de 2008, perdido para o jovem Lewis Hamilton por apenas um ponto. O piloto brasileiro estuda possibilidades após a declaração de Bernie Ecclestone, chefão da categoria na época, de que sabia da manipulação de resultado do GP de Singapura, no qual Nelsinho Piquet bateu propositalmente para Fernando Alonso, seu companheiro de equipe na Renault, ficar com a liderança da corrida. O acidente afetou Massa diretamente, que perdeu posições e não somou nenhum ponto no 15º GP daquela temporada.

- Não me interessa o lado financeiro nessa história e, sim, a justiça esportiva. Se as duas pessoas mais poderosas (da categoria), o chefão da Fórmula 1 e o chefão da FIA, sabiam em 2008 e se calaram, isso é muito grave e inadmissível para o esporte. A corrida de Singapura afetou diretamente todo o automobilismo brasileiro - declarou Massa, em entrevista ao Motorsport.

+ F1: Chefe da Red Bull exalta Verstappen após recuperação no GP da Austrália

Atualmente na Stock Car Pro Series, Massa também destacou a importância que um título da principal categoria de monopostos do mundo seria muito grande para o desenvolvimento do esporte no Brasil. 

- Como um título mundial poderia ter alavancado o automobilismo brasileiro nos últimos 15 anos? Nunca mais teremos essa resposta. Vejo com tristeza por ser algo injusto e, repito, inadmissível para o esporte. No momento, estou estudando o que pode ser feito a partir das recentes declarações do Bernie - confirmou.

Fernando Alonso ficou com a vitória no GP de Singapura, em 2008. Um ano depois, Nelsinho Piquet revelou que a sua batida na corrida foi realizada à pedidos de Flavio Briatore, chefe da Renault na época, e o engenheiro Pat Symonds.

O chefe da equipe foi banido da F1, mas sua punição foi revogada pouco tempo depois. Já Symonds foi suspenso por cinco anos e, atualmente, é o diretor técnico da F1. Em março, o ex-chefão da categoria, Ecclestone, afirmou que os dirigentes optaram por não anular a corrida para evitar um grande escândalo.

- Tivemos informações suficientes a tempo de investigar o assunto. De acordo com os regulamentos (de 2008), deveríamos ter cancelado a corrida em Singapura naquelas condições. Decidimos não fazer nada. Queríamos proteger o esporte e evitar um grande escândalo - comentou.

Felipe Massa - Ferrari 2008
Felipe Massa integrava a equipe da Ferrari (Foto: ALBERT GEA)

Após a batida proposital de Nelsinho Piquet, foi acionado o safety car e Massa aproveitou para realizar o pit-stop. No entanto, enfrentou problemas que o fizeram perder posições e não somar pontos na corrida de Singapura. Hamilton, por sua vez, terminou em terceiro lugar e somou pontou importantes para a conquista no final da temporada.

- Felipe Massa se tornaria campeão mundial, e não Lewis Hamilton. Hoje me solidarizo com Massa, sinto muito por ele. Afinal, ele ganhou a corrida em casa, em São Paulo, mas foi enganado e não levou o título que merecia. Hoje, eu teria feito as coisas de outra forma - acrescentou Ecclestone, em entrevista ao site "F1-Insider".

O brasileiro estuda as possibilidades para tomar as medidas cabíveis, mas crê que seja uma situação difícil. Porém, se comprovar que a corrida foi manipulada, ela deve ser cancelada e, consequentemente, a classificação final será alterada.

- Eu pretendo estudar a situação. O resultado, os estudos do que dizem as leis, as regras... A gente tem de ter uma ideia do que é possível fazer. Como eu disse, não tenho interesse financeiro nisso. Vou processar a FIA para ganhar dinheiro em cima, mas sem mudar o resultado? Não me interessa. O que me interessa apenas é a justiça correta dessa situação - declarou.

Massa venceu o GP de Interlagos, em São Paulo, o último da temporada de 2008. Ele precisava vencer a corrida e torcer para que Hamilton ficasse abaixo dos cinco primeiros colocados. Porém, na última volta, quando ocupava a sexta colocação, o britânico ultrapassou Timo Glock e ficou com a quinta posição, faturando o seu primeiro título na carreira.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter