Rosamaria: a segurança da Seleção na saída de rede 'pelo ouro'
Oposta vive temporada inconstante, mas segue como pilar do time de Zé Roberto

Nome firmado na Seleção desde 2021, Rosamaria se consolidou como segurança das levantadoras na saída de rede, apesar de já ter passado por experiências também como ponteira, inclusive na VNL 2026. Conhecida por ataques potentes e comemorações vibrantes, a jogadora do Denso Airybees, aos 32 anos, é pilar do time de José Roberto Guimarães em busca do título do Sul-Americano, que vai até domingo (13) e vale vaga nas Olimpíadas de Los Angeles 2028.
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
No retrospecto da atual temporada, Rosamaria começou a Liga das Nações no banco, enquanto Tainara foi titular na saída de rede e Kisy entrou em inversões pontuais. Na primeira semana, Rosa foi acionada como ponteira. Mas, segundo ela, jogar menos tempo no início da VNL havia sido um acordo com Zé Roberto, por conta da temporada desgastante no Japão.
Ao longo da competição, a jogadora assumiu de fato a titularidade como oposta apenas em jogos na última etapa classificatória e na fase final. No intervalo entre as semanas 2 e 3, Tainara sofreu uma lesão que a tirou do restante da VNL.
Entre altos e baixos no torneio, Rosamaria mostrou sua melhor versão logo na decisão, contra a Turquia. Ela marcou 17 pontos, com uma eficiência de 36% - a maior entre as atacantes do Brasil que começaram o jogo. No seu auge técnico na temporada até aqui, a medalha de prata doeu bastante na oposta. Ao Lance!, a jogadora relembrou também as ausências da Seleção na parte decisiva do torneio; além de Tainara, Julia Kudiess e Gabi também ficaram fora por lesão.
— A gente viu uma força muito grande do grupo para chegar naquela final, depois de todas as lesões. Doeu. Sempre dói... Mas cada jogo tem uma história, né? Cada campeonato tem uma história diferente. Mas doeu muito porque a gente viu que a gente é um dos melhores times do mundo. E… São detalhes. Então, a gente tem trabalhado no dia a dia para melhorar isso. Para conseguir estar sempre com a equipe completa (...). A minha certeza é que esse grupo ainda vai trazer o ouro (da VNL), a hora do nosso time vai chegar.

Já nos dois primeiros jogos do Campeonato Sul-Americano, Rosamaria começou como titular, vencendo a concorrência com Tainara e Sabrina. Kisy vinha participando dos treinamentos, mas foi cortada da lista final da competição pela comissão técnica. Nos duelos de estreia, em jogo tranquilo contra a Venezuela, Rosa marcou nove pontos, entre sete de ataque e dois de bloqueio. Já contra o Peru, pela segunda rodada, foram sete: cinco de ataque e dois de bloqueio.
➡️ Julia Bergmann: do vôlei universitário à pilar da Seleção

Vôlei
Para ficar de olho: promessas buscam espaço na Superliga 2026/27
Há 28 minutos
Vôlei
Tifanny entra com liminar na justiça para jogar final da Supercopa com o Osasco
Há 1 hora
Vôlei
Zé Roberto desabafa sobre vices e faz alerta à base do vôlei
Há 19 horas
Vôlei
Com pausa de Macris, Zé Roberto busca opções na Seleção B
Há 1 dia
Vôlei
VÍDEO: Oposta leva 'nocaute' de Fingall e marca ponto sem querer na final do Paulista de vôlei
Há 1 dia
Vôlei
Ariane, do Fluminense, leva lição para Superliga: 'Na porta'
Há 2 diasMais LANCE!

Vôlei: Osasco vence Sesi Bauru no golden set e é campeão paulista

Giovana analisa disputa por titularidade no Sesc Flamengo: 'Crescer'

MVP do Carioca, Simone Lee exalta 'volta por cima' do Sesc Flamengo

Veja os lances da vitória do Osasco na final do Paulista de vôlei

Vôlei: Sesc Flamengo bate Fluminense e é campeão carioca

Veja os lances da vitória do Sesc Flamengo na final do Carioca de vôlei

Exclusivo: Zé Roberto aponta substituto ideal para Seleção em 2028

Fluminense x Sesc Flamengo: horário e onde assistir à final do Carioca

Final do Carioca de Vôlei: informações de ingressos para o Fla-Flu

Vôlei: Minas quebra jejum de 19 anos e conquista o Mineiro masculino

Praia Clube vence Minas e é campeão do Mineiro de vôlei

Fluminense bate Sesc Flamengo e terá mando de quadra na final do Carioca de vôlei

Veja os lances de Minas x Praia Clube na final do Mineiro de vôlei
