Espanha e Argentina decidem novo bicampeão do Mundial de basquete

Último campeão antes da hegemonia americana, espanhóis buscam retornar ao topo. Já os hermanos querem coroar o Mundial de Luis Scola e sair de fila de 69 anos

Arte - Espanha x Argentina (Basquete)
Argentina e Espanha decidem o campeão do Mundial de 2019 (Foto: Divulgação/FIBA)

Escrito por

Espanha e Argentina decidem o campeão da Copa do Mundo FIBA 2019, neste domingo, às 9h (de Brasília), em Pequim, na China. Liderados pelos experientes Marc Gasol e Luis Scola, espanhóis e argentinos buscam se consagrar o novo bicampeão mundial - e igualar o Brasil, campeão em 1959 e 1963. 

Último campeão mundial antes do bicampeonato dos Estados Unido (2010 e 2014), os espanhóis buscam voltar ao topo. Em 2006, na Copa do Mundo do Japão, a Espanha conquistou o título após vencer a Grécia. Já a Argentina, foi vice em 2002 e não conquista o Mundial desde 1950, quando foi o país sede.

Marc Gasol pode alcançar feito histórico

Espanha - Basquete
Marc Gasol pode se tornar o segundo jogador a conquistar os títulos da NBA e Copa do Mundo no mesmo ano (Foto: Divulgação/FIBA)

Campeão da NBA com o Toronto Raptors em 2019, o pivô Marc Gasol vive uma temporada iluminada. Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2008 e 2012, o espanhol busca o segundo ouro em Copas do Mundo. Caso conquiste o título desta vez, porém, o gosto será ainda mais especial. 

Gasol pode se tornar o segundo jogador na história a conquistar a liga norte-americana de basquete e a Copa do Mundo no mesmo ano. Apenas um atleta conseguiu o feito: o ala Lamar Odom, que já aposentou, e alcançou o feito em 2010, quando foi campeão com o Los Angeles Lakers e os Estados Unidos. 

Além disso, Gasol ainda disputa o prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso) do torneio. Aos 33 anos, o pivô é o protagonista da seleção espanhola. Cenário bem diferente de 2006, quando a Espanha conquistou o Mundial. Na época, com apenas 20 anos, Gasol teve apenas dez minutos de média e viu seu irmão Pau Gasol ser eleito o melhor jogador do campeonato.

Argentina quer consagrar Luis Scola

Luis Scola - Argentina
Luis Scola é o destaque da Argentina no Mundial (Foto: FIBA)

A Argentina disputou a final da Copa do Mundo de basquete pela última vez em 2002, quando perdeu para a antiga Iugoslávia na decisão. Na época, o ala-pivô Luis Scola estava em quadra com apenas 22 anos, ainda novo e cheio de sonhos para realizar no esporte. 

Após 17 anos, a Argentina volta a disputar uma final de Copa do Mundo. Luis Scola, agora com 39 anos, busca um título inédito na carreira. Apesar do ouro olímpico em 2004, o ala-pivô ainda não conquistou Mundial. E esta pode ser a última oportunidade, já que ele não sabe se irá se aposentar ou não, e nem se estará em Tóquio 2020. 

No Mundial da China, Luis Scola alcançou marcas importantes. Neste domingo, o ala-pivô argentino irá igualar o brasileiro Ubiratan como o atleta que mais entrou em quadra em Copas do Mundo (41 vezes). Além disso, já se tornou o segundo maior cestinha da história do torneio com 708 pontos, ficando atrás apenas de Oscar Schmidt, com 906. ​

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter