USA x França - Basquete

França garantiu uma das duas vagas da Europa para Tóquio 2020 (Foto: Divulgação/FIBA)

Rodrigo Souza
12/09/2019
08:00
Rio de Janeiro (RJ)

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 conheceu os primeiros classificados para o basquete masculino. A Copa do Mundo FIBA 2019 deu sete vagas, divididas em duas para os dois melhores das Américas e da Europa, e uma para África, Ásia e Oceania. Além deles, o Japão já estava garantido por ser o país sede. 

Estados Unidos e Argentina são os representantes das Américas já garantidos em Tóquio 2020. Na Europa, as vagas ficaram com Espanha e França. Austrália (Oceania), Nigéria (África) e Irã (Ásia) são os outros classificados. Já o Brasil terá que disputar o Pré-Olímpico em junho. 

Pré-Olímpico
O Pré-Olímpico será disputado por 24 seleções, que serão divididas em quatro torneios com seis equipes cada. Serão apenas quatro vagas para Tóquio e, por isso, apenas os campeões de cada torneio se classificam. O Mundial da China garantiu 16 seleções na competição, incluindo o Brasil. 

As outras oito vagas serão preenchidas através de convites da FIBA, que levará em consideração o ranking de seleções. Além do Brasil, os outros classificados para o Pré-Olímpico são:  Sérvia, Grécia, Itália, Alemanha, Lituânia, República Tcheca, Polônia, Rússia, Turquia, Venezuela, República Dominicana, Porto Rico, Canadá, Tunísia e Nova Zelândia.