Destaques do ciclismo brasileiro estarão no Desafio do Tour Mesa do Imperador

Prova chancelada pela Confederação Brasileira de Ciclismo inaugura calendário brasileiro

ciclismo brasileiro
Ciclistas podem deslumbrar paisagens da cidade enquanto competem (Foto: Divulgação/Tour do Rio)

Escrito por

Atletas da elite do ciclismo de estrada brasileiro estão se preparando para a primeira competição da modalidade no país em 2023. O Desafio do Tour Mesa do Imperador, prova chancelada pela Confederação Brasileira de Ciclismo e pela Fecierj, será realizado em 18 de março, no Rio de Janeiro. Com uma das pontuações mais altas, Classe 4, a prova classifica equipes nacionais para a mais importante prova do ciclismo latino-americano chancelada pela Union Cycliste Internationale, o Tour do Rio. 

- Quando abraçamos a plataforma Tour do Rio percebemos como os atletas brasileiros estavam carentes de provas de alto nível no país. Muitos tiveram de continuar suas carreiras no exterior. Nosso objetivo é resgatar o grande legado do evento para a comunidade, permitindo que novos talentos sejam desenvolvidos e que o esporte ganhe popularidade no país - afirmou Pedro Dau de Mesquita, sócio-diretor da 213 Sports.

+ Dia da Mulher: veja as brasileiras que vão brigar por medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris

Para Felipe Marques, além de ser o último campeão na Mesa do Imperador, a prova eleva o nível do ciclismo brasileiro. Ele lidera o ranking de Elite da Confederação Brasileira de Ciclismo e, além disso, venceu a última etapa do Desafio do Tour, em Miguel Pereira, no ano passado.

- O Desafio do Tour foi uma prova que marcou muito minha carreira, nível altíssimo e a cada ano que passava me via evoluindo nesse grande evento. Fui feliz por estar em pódio na última edição. É muito importante o retorno dessa competição, para elevar o nível do ciclismo brasileiro, com percursos dignos de um verdadeiro espetáculo para nosso esporte, sem contar das belíssimas paisagens do estado do Rio de Janeiro - afirmou o atleta.

Líder na Categoria Master A no ranking da CBC, Ana Real é um caso emblemático da paixão que desperta o ciclismo de estrada. Competindo há um ano, a atleta foi Campeã Brasileira Master em 2022, ano no qual conquistou ainda o terceiro lugar na L’etape Rio e quinto no Giro D’Itália. Grávida, ela irá participar do Desafio do Tour Mesa do Imperador de olho no Tour do Rio.

- Posso dizer que existe sim paixão à primeira vista! Sou testemunha. Desde então, o volume de treinos aumentou e o ciclismo começou a fazer parte naturalmente de todos os meus dias da semana. E já posso dizer que vivi alguns momentos marcantes nesta curta e intensa trajetória. A expectativa agora é o Tour do Rio. Conheci o ciclismo quando tinha já 33 anos e fico me perguntando como tinha vivido sem ele até então. Ver o esporte que eu amo ganhando a representatividade que só o Tour do Rio pode trazer é gratificante. Isso é essencial para o crescimento e popularização do esporte - comentou.

Com 4,6 quilômetros de extensão e altimetria de 424 metros, o Desafio do Tour Mesa do Imperador terá largada na rua Marquês de Sabará, no Jardim Botânico. Com mais de 4 quilômetros de subida, é uma das provas mais desafiadoras do país, mas que recompensa os participantes com paisagens da Cidade Maravilhosa, como a Cachoeira do Horto e a Vista Chinesa. A expectativa é de que 400 atletas participem da prova que tem inscrições realizadas exclusivamente pela internet

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter