Com Rússia fora das Olimpíadas, Putin quer organizar competição esportiva entre os países do BRICS em 2024

Presidente russo ainda quer reverter decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre participação nos Jogos Olímpicos

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
Vladimir Putin, presidente da Rússia (Mikhail Klimentyev / AFP)

Escrito por

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, quer organizar uma competição esportiva entre as nações do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em 2024. Com o país fora das Olimpíadas de Paris, o mandatário quer receber os parceiros comerciais para uma espécie de "Jogos da Amizade". A informação é da agência "EFE".

A ideia foi uma iniciativa do ministro do esporte russo, Oleg Matitsin, e foi apoiada por Putin. O presidente russo quer que o primeiro-ministro Mikhail Mishustin apresente as propostas correspondentes até o dia 1º de julho. O assunto pode ser tratado na cúpula dos Brics, em agosto, em Johanesburgo, na África do Sul.

+ Craque da Premier League é suspenso: relembre atletas que foram suspensos por envolvimento em apostas

A Rússia está barrada de participar dos Jogos Olímpicos por causa da intervenção militar na Ucrânia, mas Putin ainda busca reverter a decisão. Em março, o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a participação de atletas individuais russos e bielorrussos sob uma bandeira neutra. No entanto, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, se opõe à presença de esportistas do país.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

A última edição dos Jogos dos BRICS aconteceu em 2022, mas com uma proposta diferente. Com a China como presidente e a pandemia ainda atingindo o país, o torneio foi organizado inteiramente online.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter