Ciclista baiano comemora dividir equipe com Henrique Avancini e sonha com Olimpíadas de Paris

Atleta projeta temporada de 2023 de olho no evento mais importante do próximo ano

ciclismo
Ulan Galinski briga por vaga nos Jogos Olímpicos (Foto: Felipe Almeida)

Escrito por

Ulan Galinski recebeu uma grande novidade para a temporada de 2023. O atleta terá seu mentor Henrique Avancini como companheiro de equipe na Caloi/Henrique Avancini Racing. Cainã Oliveira e Sabrina Oliveira, ambos atletas da categoria Sub-23, completam o time. A chegada de Avancini só estimula ainda mais Ulan a conquistar novos objetivos.

- Para mim é uma grande honra ter o Henrique como parceiro de equipe, pois tenho muito que aprender e estar ao lado dele dividindo os pits será uma grande oportunidade. Além disso, a mudança nítida que aconteceu na equipe com a entrada do Henrique foi a mentalidade, a ambição de cada um, paramos de nos enxergar como uma equipe top a nível nacional, e estamos nos enxergando como uma equipe top a nível mundial. É com esse objetivo que estamos trabalhando e é esse nível que queremos buscar - comentou.

+ Referência do tênis brasileiro, Thomaz Bellucci se aposentará no Rio Open: 'Missão cumprida'

Ulan vem de conquistas importantes nas últimas temporadas. Em 2020, o atleta baiano conquistou a 14ª colocação na categoria Sub-23 do mundial de Cross Country Olímpico, prova disputada na Áustria. Foi o melhor resultado obtido por um ciclista brasileiro no mundial Sub-23.

No ano seguinte, ele realizou o sonho de conquistar um título de campeão brasileiro na categoria Elite Maratona. Já em 2022 o atleta foi vice-campeão do Brasileiro de XCO na última prova da temporada, perdendo a disputa justamente para Avancini.

As experiências e conquistas adquiridas nos últimos anos faz Ulan agora sonhar ainda mais alto. Um dos objetivos do atleta é disputar os Jogos Olímpicos de 2024, evento que será realizado em Paris, na França. Ulan planeja fazer uma boa temporada de preparação neste ano, garantindo bons resultados e assim conquistando a vaga.

- 2023 é um ano muito importante para todos os atletas do mundo, pois é um ano que antecede o ano olímpico, então meu objetivo principal nessa temporada é conseguir bons resultados a nível nacional e internacional para brigar pela vaga olímpica. (...) Sou ambicioso e não tenho medo de deixar isso claro: quero entrar para brigar pela vitória em todas as corridas no Brasil e quero crescer a nível mundial melhorando meus resultados e conquistando meu espaço pouco a pouco - disse o atleta.

O primeiro desafio do atleta na temporada será na Espanha, na Copa Catalana Internacional de Mountain Bike, em Banyoles, que fica na região da Catalunha. A competição ocorrerá entre os dias 24 e 26 de fevereiro. Depois Ulan regressará ao Brasil para competir na Taça Brasil, prova que será disputada no começo de março em Lavras, Minas Gerais.

- Estou feliz de ter essa oportunidade de correr na Espanha, essa corrida específica em Banyoles é considerada uma mini Copa do Mundo, pois é a corrida que os atletas europeus escolhem para iniciar a temporada de competições, então o nível vai estar bem alto. Essa prova servirá como ótimo parâmetro para mim, um teste real de todo trabalho realizado na pré temporada. Estou animado e pronto para dar tudo de mim e me surpreender - finalizou Ulan.

Em Banyoles, Ulan estreará a nova bicicleta Caloi Elite Carbon Team FS. Superleve, rígida e resistente, o modelo pesa apenas 9,670kg e além do quadro de carbono com grafismo 3D, diversos são os diferenciais dessa bike que conta com novas rodas, cubos, pneus e suspensão.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter